Combate a Dengue é intensificado em todo Município

y7uyuyuy

A prefeitura de Cardoso Moreira, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Ambiental Setor Operacional de Combate a Dengue estão intensificando as ações de  combate à dengue em todo Município. As equipes trabalham de maneira incessante para reduzir a proliferação larvas infectadas do Aedes aegypti em nossa cidade. 

O Setor Operacional de Combate a Dengue municipal esta no período LIRA – Levantamento de índice de reparo do Aedes aegypti, que consiste em avaliar o nível de infecção das larvas do Mosquito no município.

Segundo a Auxiliar de Coordenação Isabela Nogueira, temos que focar na prevenção e esclarecer o cidadão a ser prevenir contra infestação das larvas do mosquito da Dengue e ensiná-lo a praticar um programa muito fácil que é o 10 minutos contra a Dengue; O mosquito vive dentro de nossas casas. Para garantir a saúde de sua família e de sua comunidade, basta fazer uma checagem de cerca de 10 minutos nos locais onde ele costuma colocar seus ovos.

Esta rotina tem que ser semanal, pois este é o período que o Aedes aegypti precisa para se desenvolver e passar da fase de ovo para a fase de mosquito adulto.

Por que uma vez por semana? O ciclo de vida do mosquito da dengue, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, podemos interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos.

Em cada residência, um agente de endemias conversava com o morador e explicava a importância do trabalho de combate ao mosquito da dengue, além de realizar ainda o bloqueio químico em caixas d’água e quintais. 

O prefeito Gegê Cantarino fez questão de explicar que as ações dos agentes de endemias estão acontecendo em todo Município, com equipes trabalhando simultaneamente em todas as regionais da cidade. “Aqui Cardoso Moreira estão intensificando essa ação porque tivemos alguns casos registrados no inicio do ano passado e esperamos que este ano seja muito menor, por exemplo, não tivemos nenhum caso registrado de Dengue em Cardoso Moreira nos últimos meses”, disse. 

Setor Operacional de Combate a Dengue de Cardoso Moreira também atua na prevenção realizado demonstrações e palestras em Escolas e Empresas e também prestam serviços de informações em Redes Sociais pela internet.

xcxcxcxcx

Saiba como você pode ajudar a combater o mosquito da dengue em nossa cidade

·         Mantenha sacos de lixo fechados e longe de animais até a coleta

·         Lave semanalmente tonéis ou tanques utilizados para armazenar água

·         Mantenha bem tampados quaisquer reservatórios

·         Pneus só devem ser guardados em locais cobertos

·         Mantenha a caixa d’água sempre fechada com a tampa

·         Guarde frascos e garrafas sempre  de cabeça para baixo

·         Nunca deixe destampada a sua caixa d’água

·         Não utilize pratinhos para água nos vasos de plantas

·         Coloque lixos em sacos plásticos e não jogue em terrenos baldios

Postar um comentário

0 Comentários