Secretaria Municipal de Assistência Social de Italva emite nota de esclarecimento

 



Nesta semana, foram veiculados nas redes sociais alguns vídeos de uma moradora de nosso Município em uma situação complicada e de extrema vulnerabilidade social. Inclusive nas publicações cobram-se do Poder Público ações para resolução da situação. 

Dessa forma, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação vem a público informar a nossa população de que em TODOS os casos de vulnerabilidade social, nossas Equipes Técnicas dos CRAS tem atuado com o acompanhamento socioassistencial estratégico, organizado e articulado. Ainda, quando há a ameaça ou violação dos direitos de qualquer indivíduo, temos também nossa Equipe do CREAS, que oferece um acompanhamento técnico especializado de forma a potencializar a capacidade de proteção e reparar as situações de violência vividas pelos indivíduos.

 Assim, no caso específico veiculado, ambas as Equipes de nossa Política Pública Municipal de Assistência Social (CRAS e CREAS) encontram-se fazendo o acompanhamento socioassistencial, inclusive em parceria com a Secretaria de Saúde, especificamente o CAPS. 

No entanto, quando a situação chegou a um ponto onde observou-se que os esforços não haviam mais um efeito prático, optou-se pelo pedido de internação, visando o bem estar de saúde e qualidade de vida da usuária, e esse pedido encontrava-se aguardando decisão judicial, mas em nenhum momento deixou-se de prestar o devido atendimento, pelo contrário, tudo dentro do que foi possível enquanto Política Pública Municipal de Assistência Social e de Saúde, foi e está sendo feito. 

Efeito prático desse trabalho de excelência de ambas as Secretarias, é que ontem (23/05/2023), no fim da tarde saiu a decisão judicial de internação e a usuária, graças aos esforços do Governo Municipal, poderá ser tratada e viver dignamente em um local apropriado que garantirá sua qualidade de vida e sua saúde física e mental.

Trazemos esse esclarecimento como forma de tranquilizar a nossa população de que o trabalho está sendo feito, e feito de forma ética e profissional, pois temos muito cuidado ao tratar, principalmente de assuntos delicados como o em questão, de forma a não veicular nenhum tipo de informação que venha a constranger de alguma forma nossos usuários e prejudicar ainda mais sua condição de vulnerabilidade. 


Postar um comentário

0 Comentários