Saques de ‘valores esquecidos’ nos bancos já estão disponíveis; saiba como fazer

 


A plataforma Valores a Receber, do Banco Central (BC), é a única forma de checar se há dinheiro disponível e também para solicitar o agendamento do recebimento dos recursos. O site pode ser acessado no endereço:

https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber?modalAberto=cuidado-com-golpes-modal

Para realizar o saque, é preciso ter conta na ferramenta Gov.br. É possível, inclusive, checar valores de pessoas falecidas, com acessos para herdeiros, testamentários, inventariantes ou representantes legais. Cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas (empresas) têm valores a receber, e o montante, somado, chega a R$ 6 bilhões.

Apesar do grande número de pessoas com valores a receber, a maioria tem direito a reaver montantes pequenos. Segundo o Banco Central, cerca de 29 milhões de pessoas têm saldos de dinheiro esquecido de no máximo R$ 10. O dinheiro solicitado é enviado para as contas correntes dos solicitantes via Pix.

Os valores são referentes a contas encerradas com saldo disponível, tarifas cobradas indevidamente pelos bancos, recursos referentes a consórcios encerrados e cotas de capital de cooperativas de crédito, entre outros recursos. Não há prazo para solicitar o dinheiro: ele ficará disponível até que os titulares façam a solicitação de saque.

Cuidado com golpes

O Banco Central divulgou alerta para os riscos de golpes envolvendo o sistema. Além de reforçar que o site oficial do sistema Valores a Receber é a única forma de acesso às informações e ao agendamento, o BC lembrou que os serviços são totalmente gratuitos, ou seja, ninguém deve pagar ou ser cobrado para ter acesso aos valores.

Além disso, o banco lembrou que não são enviados links, e ninguém entrará em contato para tratar sobre o assunto ou confirmar dados pessoais. Por isso, qualquer contato feito por e-mail, mensagem de texto, WhatsApp ou Telegram deve ser ignorado, pois certamente se tratará de golpe.

Fonte: Brasil 61

Postar um comentário

0 Comentários