Cardoso Moreira receberá o ônibus do Hemocentro regional de Campos na próxima semana. O veículo estará estacionado no parque de alimentação que fica na Rua Antônio ferreira de Medeiros próximo a rodoviaria no dia 09/03 (quinta-feira), a partir das 08h. O cadastro e a coleta acontecerão das 08h às 15h.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar bem de saúde e pesar mais de 50kg. O doador não pode estar em jejum e precisa ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
Os candidatos a doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos poderão doar sangue desde que pai ou mãe, ou responsável legal, esteja presente no local da doação até o final da coleta e que assine autorização para doação de sangue.
Confira outras regras:
- Não ter feito cirurgia de grande porte a menos de seis meses e de pequeno porte a menos de três meses;
- Não ter feito tratamento dentário a menos de 7 dias;
- Não estar grávida ou amamentando (mães que amamentam devem aguardar a criança completar 12 meses de vida);
- Puérperas: em caso de parto normal, aguardar 3 meses ou, se cesariana, aguardar 6 meses;
- Não estar gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias;
- Não ter diabete, cardiopatia e nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade;
- Não ter tomado a vacina contra gripe em menos de 48h (as demais vacinas com bactérias/vírus vivos, por exemplo, sarampo e febre-amarela, deve-se aguardar 4 semanas);
- Não ter doado sangue a menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres);
- Não ter tido comportamento de risco para contaminação pelo HIV;
- Não ter ingerido álcool nas 12 horas antes da doação;
- Não ter usado drogas injetáveis ilícitas;
- Não ter feito piercing, acupuntura ou tatuagem a menos de 12 meses;
- Não ter feito endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses.