A Prefeitura de Italva informou na tarde desta quarta-feira (01/09) que recebeu uma notificação da coordenadoria epidemiológica do estado confirmando a existência da variante Delta e da variante Gamma em pessoas infectadas com a Covid-19 no Município.
Os resultados dos testes de sequenciamento genético informou que existe no município três casos da Variante Delta e três casos da Variante Gamma
O perfil dos pacientes com essas variantes não foram divulgado pela Prefeitura, as amostragens foram feitas seguindo critérios técnicos, de forma a ser a mais completa possível, e os materiais enviados para análise pelo Lacem-RJ.
Vacinação e proteção contra a Delta:
Os estudos divulgados até o momento mostram que as vacinas disponíveis no Brasil oferecem alta proteção contra casos graves, hospitalização e óbitos por todas as variantes do coronavírus, incluindo a variante Delta, principalmente quando o esquema vacinal está completo (com duas doses ou dose única). No entanto, elas não impedem que a Covid-19 seja transmitida, assim o uso de máscaras, distanciamento social, evitar aglomerações, manter ambientes arejados com ventilação natural e praticar a higiene respiratória, utilizando água e sabão e álcool gel 70% para lavar as mãos, são medidas essenciais que precisam ser mantidas por todos nesse momento.
Sobre a variante Delta:
A variante Delta é da linhagem viral B.1.617, que apareceu na Índia em outubro de 2020. Em maio de 2021, após ser associada ao agravamento da pandemia, a cepa foi declarada como variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Conforme um estudo divulgado em julho por pesquisadores ligados a OMS e ao Imperial College de Londres, a variante Delta é cerca de 97% mais transmissível do que o coronavírus original identificado na China, sendo assim ainda mais preocupante do que as variantes surgidas no Reino Unido (Alfa), na África do Sul (Beta) e no Brasil (Gama).