Consórcio intermunicipal participa de conferência sobre turismo na região

 


Gestores das pastas dos municípios que compõem o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), participaram da 1ª Oficina para o Turismo, realizada nesta terça-feira (27). O encontro, feito por meio de videoconferência, foi organizado por meio da parceria entre o Ministério Turismo (MTur), a Rede Nacional de Consórcios Públicos (RNCP), a Frente Parlamentar dos Consórcios Públicos do Estado do Rio de Janeiro, e o Cidennf.

Atualmente, o Cidennf conta com os municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Campos, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Quissamã, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana.

Na ocasião, foi apresentado pelo Ricardo Caiado, diretor do Departamento de Infraestrutura Turística, da Secretaria Nacional de Infraestrutura Turística, o trabalho da pasta abordando as competências, as fontes, as ferramentas para captação de recursos e as ações orçamentárias disponíveis na secretaria. Essas informações ajudarão os representantes dos oito municípios consorciados ao Cidennf a elaborar projetos de maneira mais assertiva, visto que estarão cientes de onde direcionar as diferentes demandas turísticas a fim de captar recursos.

“Para o nosso país crescer é preciso que seja de forma descentralizada, até mesmo para tomar decisões assertivas. Oficinas como essa fazem com que a gente possa ouvir quem está na ponta, e é muito importante para condução de políticas públicas de forma otimizada”, enfatizou Ricardo Caiado.

Segundo o secretário executivo do Cidennf, Vinícius Viana, essas oficinas são essenciais para direcionar como os projetos serão elaborados, além de expandir os horizontes de possibilidades de captação de recursos para os municípios.

“Essas oficinas também mostram o ganho que a regionalização das ações do turismo facilita nesse processo. Nesse sentido, as informações repassadas serão propulsoras do projeto da “Rota Regional Caminhos do Açúcar”, que já se encontra em fase de desenvolvimento, mas com necessidade de investirmos em infraestrutura turística, como a sinalização, os pórticos, entre outros. A equipe técnica do Cidennf já está na sua finalização para pleitear recursos para essas e outras ações”, destacou Vinícius Viana.
O presidente da RNCP, Victor Borges, relatou que no ponto de vista econômico, o setor mais afetado foi o turismo, mas para que a retomada seja fortalecida, é preciso a vacinação em massa no país, além da união do Governo Federal, estado e município através dos consórcios públicos.

“Estamos preparados para trazer esse segmento de volta, mas é necessária a força das três esferas governamentais para o desenvolvimento de políticas públicas no país. É importante frisar que o turismo integrado é mais vantajoso, pois o turista é estimulado a permanecer na região, por conta do emprego ou até mesmo pela locomoção, e assim gerando mais recursos para os municípios envolvidos. Tenho certeza que estamos no caminho certo para que consigamos retomar esse motor de geração de emprego do Brasil, que é o turismo”, disse Victor Borges.

Estavam presentes representantes da Cooperativa da Agricultura Familiar de Italva e Região; Associação de Turismo Rural de Cardoso Moreira e Região; representantes de municípios e consórcios públicos convidados; do Sebrae/RJ; representantes dos municípios que compõem o Cidennf; além do diretor de Programas, Projetos e Integração do Cidennf, que também é coordenador da Frente Parlamentar dos Consórcios Públicos do Estado do Rio de Janeiro, Ézio Tavares, representando a presidente da instituição e Deputada Estadual, Alana Passos.

Fonte: Ascom

Postar um comentário

0 Comentários