Produtores Rurais de Italva recebem treinamentos

 


Os Produtores Rurais de Italva estão recebendo treinamentos em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Itaperuna, SENAR Rio (Serviço de aprendizagem rural) e Sindicato Rural de Italva, o Objetivo dos cursos é a capacitação dos Produtores rurais do Município.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o SENAR, é uma entidade de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural. Tem como missão desenvolver ações de educação profissional e promoção social das pessoas do meio rural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para desenvolvimento sustentável do país.

Serão diversos cursos ao longo dos próximos meses, como por exemplo, alimentação de inverno para bovino de leite e corte; criação de bezerras e novilhas de leite; inseminação artificial para bovinos; tratorista agrícola (operação e manutenção); operação e manutenção de roçadeira; operação e manutenção de motosserra; dentre outros.

Neste primeiro momento está acontecendo o treinamento sobre alimentação de verão para bovino de corte. O conteúdo do curso contempla manejo de pastagem (pastejo rotacionado com estruturação de cerca elétrica), coleta e amostragem de solo, adubação de pastagem, irrigação, confinamento e semiconfinamento, Terminação Intensiva a Pasto (TIP), arraçoamento, suplementação mineral (proteica e energética), formação de lotes e outros assuntos.

Segundo Mateus Moreira de Pinho, instrutor SENAR Rio em Bovinocultura de Leite e Corte, o curso promove a capacitação dos produtores. – O curso promove a capacitação dos produtores rurais, com aprendizado da parte técnica, visando a finalidade de aumentar a produtividade e consequentemente a renda do produtor – diz. Já, Lúcio Boechat, técnico da Secretaria Municipal de Agricultura e mobilizador do Sindicato Rural/SENAR Rio, destacou o trabalho realizado, através de parcerias.


– Precisamos ressaltar a importância da parceria com o Sindicato, trazendo os treinamentos para os produtores rurais de Itaperuna. Vale lembrar que haverá outros treinamentos, inclusive na próxima semana teremos alimentação de verão para bovinos de leite, de 17 a 19 de março. O produtor que tiver interesse pode nos procurar na Secretaria de Agricultura – complementa Lúcio.


Sérgio Zampiér, secretário Municipal de Agricultura, informou que a Secretaria valoriza o trabalho com os parceiros e tem trabalhado para ampliar a oferta de cursos. – O prefeito Alfredão, homem que entende as necessidades do produtor rural, conversa diariamente com a gente, solicitando todo apoio aos produtores. Não estamos medindo esforços e estamos atendendo a todos, na medida do possível. A atual gestão entende perfeitamente que o trabalhador do campo é mais do que essencial para o desenvolvimento do nosso município – finaliza o secretário Zampiér. Fonte: PMI

Nenhum comentário