UENF assina convênio de colaboração com o município de Cardoso Moreira

 

Foi assinado nesta quinta-feira (17/09/2020) o convênio de colaboração da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) com o município de Cardoso Moreira. Através deste convênio a UENF poderá colaborar com o município, principalmente nas áreas de educação e agricultura.

De acordo com o reitor da UENF, Raul Palacio, Cardoso Moreira é um dos municípios que a UENF está visitando no sentido de estreitar o relacionamento da Universidade com diferentes municípios do Norte e Noroeste do Estado. Nas palavras do reitor, o objetivo da instituição está sendo cumprido, que é manter uma interação forte com todos os municípios da região e com a sociedade. “O intuito do convênio, além de apresentar todas as possibilidades que a Universidade tem para colaborar com o município, é promover o desenvolvimento da nossa região a partir da educação e da ciência”, concluiu.

Para o secretário de educação de Cardoso Moreira, Ailton Guimarães, o convênio com a UENF possibilitará ao município buscar estagiários para atuarem em Cardoso Moreira, além disso, o município irá buscar projetos da Universidade que atendam às necessidades da comunidade. “Estudantes de veterinária vão ter espaço dentro do município, dentro da secretaria de saúde e da secretaria de agricultura e, dessa forma, os alunos da área pedagógica, poderão estagiar na área da educação e assim, consequentemente, a Universidade se faz presente no desenvolvimento do município”, explicou.

Elias Gonçalves, ex-secretário de educação de Cardoso Moreira, afirma que a parceria com a UENF é um sonho antigo, “Cardoso Moreira não será mais a mesma, o dia de hoje será um divisor de águas entre o passado e o futuro. Estamos trazendo para Cardoso Moreira essa Universidade que é uma das maiores do nosso país, devido a qualidade de seu ensino e de seus projetos”.

A implantação de um polo do CEDERJ em Cardoso Moreira foi outro ponto importante tratado pelo Reitor da UENF junto a prefeitura de Cardoso Moreira. “A partir da próxima semana iremos empenhar todos os nossos esforços, junto do governo do Estado e do governo Municipal para concretizarmos essa implantação em caráter de urgência, para Cardoso Moreira escrever uma nova história, tanto na educação quanto no desenvolvimento integrado e sustentado”, disse o ex-secretário de educação.

Raul Palácio afirmou também que a implantação de um polo CEDERJ em Cardoso Moreira é um dos caminhos para haver uma interação cada vez mais forte entre a Universidade e o município, principalmente na área da educação e nos projetos de extensão universitária. “Esse polo permite que o jovem que terminou o Ensino Médio tenha uma continuidade dentro desse processo de formação da educação e, por outro lado, permite a formação continuada dos professores e dos demais profissionais. O sistema do CECIERJ pode trazer para a população o pré-vestibular social que vai ajudar aos estudantes de Cardoso a entrarem na UENF. Na realidade, a vinda deste pré-vestibular irá ajudar toda região”, concluiu o reitor.

Postar um comentário

0 Comentários