Produtores de leite do estado do Rio de Janeiro vão poder fazer empréstimos a juros baixos


Os produtores de leite no Estado do Rio de Janeiro poderão fazer empréstimos com juros mais baixos por meio do Agrofundo, programado governo para fomentar o setor agropecuário.

De acordo com a secretaria de Agricultura, o programa tem o objetivo de alavancar o setor aumentando a produção dos atuais 515 milhões de litros por ano para 700 milhões de litros até o fim de 2022.

Os produtores poderão financiar a construção e adequação das instalações e das pastagens destinadas à produção, em limites que variam entre R$30mil e R$70mil. O financiamento pode ter prazo de até 60 meses, com juros de 2% ao ano.

A bovinocultura de leite é uma atividade agropecuária presente em 88 dos 92 municípios do Estado e conta com cerca de 17 mil produtores, sendo extremamente importante para a geração de emprego e renda.

O secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, acredita que esta nova linha de financiamento representará um novo momento para o setor lácteo.

"O Rio Leite vai significar um avanço considerável na cadeia produtiva de leite, pois dará aos pecuaristas a possibilidade de investir e aumentar a sua produção. Além disso, será fundamental na recuperação da economia pós pandemia, por ser um segmento que gera emprego e renda em praticamente todos os municípios do nosso estado", disse o secretário.

Os produtores que desejam buscar esta linha de crédito devem procurar os escritórios da Emater-Rio para elaboração dos projetos técnicos.

Segundo a presidente da Emater, Stella Romanos, os técnicos da empresa estão prontos para receber as demandas e ajudar os produtores do estado do Rio

"A Emater está presente em todas as fases do Agrofundo, desde a ajuda aos produtores na elaboração dos projetos, passando pela análise, o recebimento e a aprovação dos pedidos, ações que os técnicos continuarão fazendo agora com o Rio Leite. Nós estamos em contato direto com os produtores e conhecemos todas as necessidades de cada um deles, por isso o trabalho da Emater é fundamental para o sucesso deste projeto", disse Stella.

O Agrofundo é o programa de fomento agropecuário e tecnológico da Secretaria de Agricultura, operacionalizado pela Emater-Rio, que oferece aos agricultores fluminenses empréstimos a juros baixos. Ele atende produtores de frutas, flores, mel, leite, ovos, orgânicos, agroindústrias de base familiar e, a partir de agora, o leite.

Fonte G1

Nenhum comentário