Chuvas causam transtornos em Cidades da Região


As chuvas chegaram à região, na tarde desta quinta-feira (23), deixando as Defesas Civis dos municípios em alerta. Moradores de Itaperuna informaram que a queda de uma barreira e bolsões de água na pista interditaram, no fim da tarde, a BR 356 no trecho que liga o município a Italva, também no Noroeste Fluminense, o que foi confirmado pela Defesa Civil Estadual. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, uma equipe passou pela rodovia por volta das 19h e não havia nenhuma retenção na pista. De acordo com o Instituto Estadual de Ambiente, choveu 26 mm nesta tarde em Itaperuna e ruas do município alagaram. Uma família precisou ser removida de uma residência no bairro da Cehab. Em Bom Jesus de Itabapoana, o rio Itabapoana transbordou, ultrapassando a cota, que é de 2m10, por volta das 17h30 desta quinta. O acumulado de chuva na cidade, em uma hora, foi de 37,8 mm. De acordo com a Marinha do Brasil, existe a possibilidade de que, entre esta quarta e sábado, se forme um ciclone subtropical na costa da região Sudeste do Brasil, que pode ter reflexo em diversos estados, incluindo o Norte Fluminense e o Espírito Santo, mas até o momento não há confirmação.
A região Norte e Noroeste Fluminense e o Espírito Santo, além de parte dos estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Bahia, estão com alerta de perigo de chuvas intensas desde o fim da manhã dessa quarta (22) até sexta-feira (24), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão aponta ainda que os totais pluviométricos podem alcançar de 150 milímetros a 400 milímetros, impactando severamente esses estados. O informe é do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden); e do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM).
Em Bom Jesus de Itabapoana, o transbordo do Itabapoana fez com que a água atingisse ruas próximas, mas tendência é que nível continue aumentando durante a noite e madrugada, podendo atingir algumas casas, segundo a Defesa Civil. Na foz do rio, São Francisco de Itabapoana também monitora a situação, já que uma possível elevação pode causar enchentes na localidade de Barra.
Em Campos, a chuva ainda é fraca. Em três horas, foram registrados 12,4 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A Defesa Civil municipal emitiu alerta para pescadores e banhistas da praia de Farol de São Thomé. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Edison Pessanha, embora não haja previsão de ressaca em Farol para os próximos dias, o aviso de um ciclone em alto mar é um sinal de alerta.
Ruas alagam em Itaperuna
Ruas alagam em Itaperuna / Dayanna Consolini
Estados vizinhos - No Espírito Santo, estado mais afetado pelas chuvas na última semana, problemas decorrentes do alto volume de chuvas mataram sete pessoas e 3,2 mil ainda estão fora de casa. Há comunidades isoladas pela falta de energia ou queda de pontes. O governo do estado pediu decreto de estado de calamidade pública para Iconha, Alfredo Chaves, Vargem Alta e Rio Novo do Sul, o que foi reconhecido pelo governo federal e publicado no Diário Oficial da União na quarta-feira.
Em Minas Gerais, o Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu, de forma sumária (sem a necessidade de pedido das prefeituras), a situação de emergência em Belo Horizonte e em Contagem, região metropolitana da capital mineira, por conta de chuvas intensas e inundações, respectivamente.
Fonte: Fmanhã

Postar um comentário

0 Comentários