Secretaria de Saúde inicia campanha de vacinação contra sarampo


A secretaria de Saúde de Cardoso Moreira está realizando, uma campanha de vacinação contra sarampo dirigida a dois grupos específicos. O primeiro é composto por bebês de 6 meses a crianças menores de 5 anos (com 4 anos, 11 meses e 29 dias), que poderão ser vacinados entre os dias 7 e 25 de outubro, Já o segundo grupo, composto por jovens e adultos entre 20 e 29 anos (28 anos, 11 meses e 29 dias), entre os dias 18 e 30 de novembro para receber as doses contra o sarampo.

O primeiro e o segundo grupo serão vacinados no modulo Família que fica na rua Tabelião Antônio Pinto, próximo a EMATER no centro de Cardoso Moreira.

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. A secretaria de Saúde de Cardoso Moreira estão unindo esforços para vacinar a população, que hoje estão suscetíveis ao vírus do sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde. Apesar da faixa etária de 20 a 29 anos concentrar a maior parte desses brasileiros (35%), são os menores de 5 anos o grupo mais suscetível para complicações do sarampo.

Sarampo – Os sintomas iniciais de sarampo são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.

A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas com imunodeficiências.

Postar um comentário

0 Comentários