Estado do Rio em alerta contra o sarampo

O estado do Rio de Janeiro está em alerta contra o sarampo, de acordo com a Secretaria estadual de Saúde. A preocupação do governo estadual é pela proximidade com São Paulo, que vive um surto da doença. Neste ano foram confirmados 13 casos. Os principais sintomas do sarampo são mal-estar geral, febre, tosse e coriza. A recomendação é que crianças a partir de um ano e adultos até 49 anos que não se vacinaram procurem os postos municipais.


"São Paulo está registrando a ocorrência da doença e os estados têm grande circulação de pessoas, por isso a importância da prevenção. A ação faz parte da recomendação do Ministério da Saúde e estamos colocando em prática. A indicação é fazer a administração da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para crianças a partir de 1 ano de idade e os adultos até 49 anos que não estão em dia com a vacina. Para aqueles que têm dúvida se receberam ou não o dose, a indicação é pela imunização", explica Alexandre Chieppe, médico da Secretaria de Estado Saúde.


A capital paulista já registrou 484 casos de sarampo neste ano, segundo dados da Secretaria estadual de saúde de São Paulo. A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) da SES informa que quem já tomou as duas vacinas após 12 meses de idade, não necessita, neste momento, de novas doses. Quem já teve a doença ou tem mais de 49 anos não precisa se vacinar.


O sarampo é uma doença que passa com facilidade de uma pessoa para outra por meio da fala, tosse e espirro. Os sintomas aparecem em média de 10-12 dias desde a data da exposição.


No período do inverno a doença tende a contaminar mais pessoas e se espalhar facilmente. Contagiável pelo ar, o sarampo se propaga em ambientes fechados — aumentando o número de casos em meses mais frios. É uma doença viral aguda, altamente contagiosa, que cursa com febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele.


A ação, que é preventiva e recomendada pelo Ministério da Saúde, tem por finalidade reforçar a necessidade da prevenção com a vacina, disponível nos postos municipais. Segundo a Secretaria estadual de Saúde, em 2018, o Rio alcançou 95% de cobertura vacinal para o público-alvo e foram notificados 20 casos de sarampo.


Outra medida a ser realizada pela secretaria é a distribuição de panfletos informativos em rodovias, terminais ferroviários, metrô, BRTs e aeroportos do Rio. O material reforçará a importância de se vacinar e os sintomas.


“Caso tenha viajado, ou se teve contato com pessoas com sintomas da doença, procure uma unidade de saúde mais próxima”, reforça Chieppe.


Modelo de vacinação


Crianças a partir de 12 meses de idade – 1 dose de Tríplice Viral; Crianças de 15 meses a 04 anos de idade - 1 dose de Tetra Viral;


De 05 até 29 anos - 02 doses de Tríplice viral, com intervalo de 30 dias;


De 30 a 49 anos - 01 dose da vacina Tríplice viral;


Profissionais de saúde - 02 doses de tríplice viral, com intervalo de 30 dias, independente da idade.


Postar um comentário

0 Comentários