Vistorias de veículos nas ruas começam em Abril


O Detran vai começar, no mês que vem, a realizar vistorias veiculares nas ruas. As inspeções, que serão feitas sem divulgação de local e horário, contarão com o apoio da PM. O órgão ainda não definiu a data de início, mas informou que, desde janeiro, seus fiscais passam por requalificação “para melhorar e uniformizar as práticas de abordagem”.

Nas vistorias de rua, os agentes do Detran verificarão os mesmos itens que eram checados nos postos, como buzina, chassi, cinto de segurança e espelhos. Lataria, limpadores, placas, pneus, vidros e a identificação do veículo (nº do motor) também serão conferidos.

Os motoristas devem ficar atentos ainda aos equipamentos de emergência utilizados para a troca de pneu e parada de emergência em via pública (triângulo de segurança, estepe, chave de rodas e macaco) e aos sistemas elétrico e de iluminação (lanternas, faróis, luzes de freio, de ré e de placa, setas indicadoras de direção e alertas. Em caso de irregularidade, o veículo poderá ser recolhido.

Segundo o Detran, as vistorias serão acompanhadas por câmeras, que transmitirão imagens para uma central de monitoramento. “A medida é preventiva e busca dar garantia à população sobre a lisura das operações”, destacou o órgão em nota divulgada ontem. Não foi informado se o motorista receberá algum tipo de comprovante após a inspeção.

Blitzes educativas

Estão sendo planejadas blitzes educativas antes das vistorias. Nessas ações, equipes do Detran prestarão esclarecimentos sobre a nova fiscalização.

O fim das vistorias nos postos do Detran foi promessa de campanha do governador Wilson Witzel. Ele disse que o principal objetivo da medida é reduzir o gasto anual de mais de R$ 200 milhões com a estrutura do serviço. Sua ideia era fazer com que proprietários preenchessem formulário atestando as boas condições de seus veículos, mas a chamada “autodeclaração” foi proibida pela Justiça.

Postar um comentário

0 Comentários