TRE FAZ REUNIÃO COM MESÁRIOS EM ITALVA E CARDOSO MOREIRA

O TRE/RJ realizou na última terça-feira (11/09), reunião de orientação para mesários que atuarão nas próximas eleições em Italva e Cardoso Moreira. Cada cartório eleitoral tem autonomia para, dentro do período estipulado, realizar reuniões, às quais os servidores do TRE capacitarão os cidadãos convocados ou que alistaram-se voluntariamente para trabalhar no pleito eleitoral. Receberam orientações aqueles que irão trabalhar na função de presidente de mesa e primeiro secretário. O encontro foi conduzido pelo Chefe do Cartório Eleitoral da 141ª Zona Eleitoral Fernando Egidio. Em Italva a reunião aconteceu no Colégio Estadual João Guimarães e em Cardoso Moreira no Colégio Estadual Baltazar Carneiro.

Os encontros têm como objetivo preparar os cidadãos que integrarão as mesas receptoras de voto e justificativas durante as eleições. O TRE disponibiliza material contendo instruções que devem ser seguidas. No dia da eleição, o mesário presta um serviço que não gera remuneração, porém, dá direito a auxílio-alimentação e dois dias de folga, tanto no serviço público como no privado, para cada dia de convocação. Além disso, o trabalho como mesário é considerado critério de desempate em concurso publico, desde que previsto em edital. 

NOVIDADE: VOTAÇÃO BIOMÉTRICA EM ITALVA E CARDOSO
Apesar de não ter sido feito o cadastro biométrico em Italva e Cardoso Moreira, nas próximas eleições será possível, para muitos, votar pela biometria nestas cidades. Segundo foi informado pelo cartório eleitoral, o TRE/RJ, em parceria com o DETRAN/RJ, utilizará o cadastro do Departamento de Trânsito para que isso seja possível. Funciona assim: O cidadão que tiver a Carteira de Identidade expedida pelo Detran/RJ, poderá se identificar e votar pela biometria, desta forma também já estará se cadastrando no sistema do TRE/RJ. Detalhe: Neste caso tem que ser a identidade e não a habilitação. Os que não tem o RG expedido pelo Detran/RJ, terão que votar no modo convencional e se cadastrar quando houver convocação para isso.

Fonte: Italva em Foco
Fotos: Gilmar Sana

Postar um comentário

0 Comentários