Circuito Trem Cultural neste fim de semana em Cardoso Moreira

O Circuito Trem Cultural está a caminho do município de Cardoso Moreira, Noroeste Fluminense, no próximo fim de semana, nos dias 10 e 11 de dezembro, na Praça Ibrahim Assed, Centro, das 17h às 23h, com oficinas de sustentabilidade, oficinas de arte, concurso de redação, Palco Sesc, Área Infantil Sesc e muito mais. Entrada franca!
O evento tem como objetivo resgatar a história da Companhia Estrada de Ferro Leopoldina, com a famosa ‘Maria Fumaça’, que percorria por diversos municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro.
O projeto busca a valorização do turismo no Noroeste Fluminense, assim como o desenvolvimento cultural e social através das atividades e temas propostos para a realização do evento.
O Circuito Trem Cultural pretende mesclar cultura, lazer, arte e sustentabilidade. E, será montado em partes distintas, com estações, num espaço de aproximadamente 300 m². As estações são as seguintes: Embarque, Fazendo Arte, Parada Obrigatória e Sustentabilidade. Conheça um pouquinho mais das estações!
Embarque: será a primeira estação onde os visitantes irão passar. Neste espaço será apresentada uma exposição com fotos, painéis e vídeos, mostrando toda a história da Ferrovia, desde o início da sua construção até sua última passagem pelos municípios do Noroeste.
Fazendo Arte: espaço voltado para a realização de oficinas com jovens, crianças e adultos, incentivando a arte, através de atividades de pintura, confecção de bolsas, cartões e outros. Além disso, será organizado um concurso de redação com o tema “A cidade que eu quero”, onde crianças do Ensino Fundamental poderão apresentar para os novos governantes, propostas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Parada Obrigatória: nesta estação os participantes terão a oportunidade de interagir com a história da ferrovia. Será montado um grande painel evidenciando o cenário da época, onde os participantes terão a oportunidade de posar no cenário e levar gratuitamente um registro fotográfico impresso na hora.
Sustentabilidade: já nesta estação, o público terá acesso a informações sobre consciência ambiental, oficinas de sustentabilidade, além de um ponto de recolhimento de pilhas e baterias para o correto descarte.
O Circuito Trem Cultural já foi realizado em São José de Ubá e Bom Jesus do Itabapoana. Depois de Cardoso Moreira, será a vez do município de Varre-Sai receber o projeto. O evento é uma organização da B2B Empreendimentos e patrocínio FECOMÉRCIO/SESC.

Nenhum comentário