Cenário Politico indefinido em Cardoso Moreira

Pesquisa do instituto Pro4 em Cardoso Moreira aponta para uma disputa acirrada pelo comando da Prefeitura, caso as eleições fossem hoje. Em todos os cenários, a sondagem indica um empate técnico entre o atual prefeito Gegê Cantarino (PMDB) e o ex-prefeito Gilson Siqueira (PP). Ambos figuram na lista de prefeitáveis do município. A pesquisa do Pro4, encomendada pela Folha da Manhã, foi realizada no mês de abril e ouviu 431 eleitores do município. A margem de erro é de 4,7 pontos percentuais, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%.

Na espontânea, quando o entrevistador não apresenta nenhuma opção ao entrevistado, Gegê Cantarino aparece com 23%, seguido por Gilson com 21,8. Os outros citados, não alcançam a marca de 1% (como pode ser verificado no infográfico ao lado). Brancos e nulos chegam a 1,2%. Já 51,3% dos abordados informaram que não sabe em quem votar ou não respondeu.

Quando o instituto apresenta como possíveis candidatos Gegê, Gilson, Renato Jacinto (PSDB), Gansinho, Júnior da Farmácia, Neto da Educação e Gersinho, o ex-prefeito assume a ponta, mas continua tecnicamente empatado com o atual. Gilson Siqueira tem 36% das intenções de voto, enquanto Gegê Cantarino aparece com 34,1%. O vice-prefeito Jacinto — que já foi prefeito do município — soma 5,6%. Gansinho tem 2,3%, Júnior e Neto aparecem empatados com 1,5%, enquanto Gersinho fica 0,5%. Brancos e nulos são 4,4%. Neste cenário (1), 14,4% dos entrevistados não sabe em quem votar ou não respondeu.
O segundo cenário apresentado aos eleitores traz Gilson e Renato na mesma chapa, como eles já tem anunciado a intenção de lançar a candidatura e os demais candidatos do cenário 1. Nessa perspectiva, Gilson e Renato chegam a 41,1%, Gegê tem 34,6%. Bem depois aparecem Gansinho (2,3%), Neto (1,6%), Júnior (1,4%) e Gersinho (0,7%). Neste cenário (2), é observado outro empate técnico e a intenção de votos brancos e nulos chega a 3,5%. A pesquisa aponta também que 14,8% dos entrevistados não sabem em quem votar.

O Pro4 usou o cenário 2 para analisar o possível resultado das eleições em votos válidos, quando são excluídos brancos, nulos e indecisos. Novo empate técnico é registrado. Gilson e Renato chegaram a 50,3% e Gegê a 42,3%, seguido por Gansinho (2,8%), Neto (2%), Júnior (1,7%) e Gersinho (0,9%).
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob a inscrição RJ-01902/2016.
Pesquisa avalia também a rejeição — Nas ruas de Cardoso Moreira, o instituto Pro4 também questionou os entrevistados sobre a rejeição aos possíveis candidatos a prefeito nas eleiçõers deste ano. Usando o cenário 2 como referência, o instituto questionou em qual dos candidatos o entrevistado não votaria de jeito nenhum.

O atual prefeito do município, Gegê Cantarino, aparece com 21,8%. O pré-candidato Gansinho tem 15,8%, seguido por Gilson e Renato, com 14,6%. Júnior da Farmácio aparece com 4,6%, Gersinho com 4,2% e Neto da Educação tem 0,9%.

Fonte: Folha da Manhã

Postar um comentário

0 Comentários