Cardoso Moreira terá em breve o Sistema de Informações de Registro Civil (SIRC)


Numa posição de parceria para fortalecimento das políticas públicas de controle e segurança de informação, o município de Cardoso Moreira/RJ, atendendo a uma solicitação da Coordenação-Geral de Promoção do Registro Civil de Nascimento, do Governo Federal, promove a divulgação do SIRC (Sistema Nacional de Registro Civil). Segundo informação do órgão responsável, “a construção desse cadastro, bem organizado e confiável, proporcionará uma prestação de serviços cada dia mais segura para o município e para o cidadão”.

De acordo com Ministério da Previdência Social, o SIRC funcionará como base única de dados do Governo Federal. Na Previdência, poderá ajudar no reconhecimento automático de direito a benefícios e no combate a fraudes que envolvem a concessão indevida de benefícios. O sistema também busca dificultar a falsificação de documentos e coibir o tráfico e a exploração de crianças e adolescentes no Brasil.

Com o SIRC, essas atividades passam a ser realizadas com o apoio de uma plataforma digital, em um fluxo que conecta os cartórios aos ambientes de governo eletrônico do Estado brasileiro.
Além de contribuir para a erradicação do sub-registro no país, ampliando o exercício pleno da cidadania, o SIRC busca promover melhorias na prestação dos serviços públicos, facilitando o acesso a direitos e benefícios sociais.

Por meio da gestão integrada e com a segurança da base formada pelas informações enviadas por cartórios, será possível qualificar outras bases de dados governamentais, subsidiar políticas públicas e ajudar a coibir fraudes na concessão de benefícios e crimes como falsificação e tráfico de pessoas.

Por meio do SIRC, os dados de registro civil passam a estar protegidos e recuperáveis em meio digital. O sistema, também, otimiza processos, com a comunicação de óbitos, que é transmitida individualmente para o INSS pelo Sistema Informatizado de Controle de Óbitos (SISOBI), e a de nascimentos e casamentos, para o IBGE, serão unificadas no SIRC.


Com esse procedimento, eliminam-se custos e retrabalho dentro do sistema, permitindo ainda a implantação, em âmbito nacional, do sistema de localização de registros, bem como solicitação de certidões, contendo os dados de todo o Estado do Rio de Janeiro.

Postar um comentário

0 Comentários