Clínica da Família é Inaugurada em Cardoso Moreira


Os moradores de Cardoso Moreira ganharam nesta segunda-feira a Clínica da Família, inaugurada, pelo Governador do Estado Luiz Fernando Pezão. Acompanhado do ministro da Saúde, Arthur Chioro, e do secretário de Saúde, Felipe Peixoto, do Prefeito Gegê Cantarino e do Secretario de saúde Humberto Junior. 

– Acredito no papel da atenção básica para o cuidado com a saúde. Precisamos avançar mais e isso se faz com médicos, enfermeiros e toda a equipe de assistência. Outras Clínicas da Família serão inauguradas. A proposta é manter o apoio às prefeituras – afirmou o governador.

 

A estrutura das unidades comporta a atuação de até quatro equipes da Estratégia de Saúde da Família compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, odontólogo, auxiliar de saúde bucal, e agentes comunitários de saúde. Cada unidade poderá atender até 12 mil pacientes por mês.
– A prevenção e o diagnóstico precoce são as medidas mais eficazes para conter a ocorrência do agravamento de doenças, e esta é a contribuição das equipes que atuam nas Clínicas da Família. Investir na atenção básica é essencial para que possamos melhorar o atendimento à população - ressaltou o secretário de estado de saúde, Felipe Peixoto.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou a importância da integração entre os governos municipais, estadual e federal.

– A proposta do governo federal é fazer, em parceria com o estado do Rio de Janeiro uma referência em saúde pública no país. O resultado vai aparecer no esforço em compartilhar responsabilidades entre o ministério da Saúde, o Governo do Estado e municípios – afirmou Chioro.
  
O prefeito Gegê Cantarino salientou a importância que a clinica da família representa, e mais um passo rumo ao desenvolvimento na área da saúde pública no município. “A Clinica da Família irá proporcionar um melhor atendimento à população e um aumento na quantidade de serviços prestados pela nossa gestão”. “Temos compromisso com o cidadão e a saúde é o maior bem que uma pessoa pode ter, pois agora a população Cardosense conta com mais esse serviço”, afirmou Gegê Cantarino.
A Clínica da Família inaugurada receberam investimento estadual de R$ 1,3 milhão se somam as outras 12 já entregues.

  

Clínicas da Família

As unidades de Niterói, Bom Jardim, Três Rios, Quatis, Búzios, Paty do Alferes, Rio das Ostras, Rio Bonito, Sapucaia, Queimados, Aperibé e São Fidélis já foram inauguradas, e outras cinco estão em construção: Seropédica, Itaguaí, São Francisco de Itabapoana, Barra Mansa e Rio Claro. Ao todo, o Governo do Estado pretende inaugurar 59 Clínicas da Família em 49 municípios.











Postar um comentário

0 Comentários