Cardoso Moreira abre oficialmente campanha de vacinação contra a gripe

Campanha de vacinação contra a gripe em Cardoso Moreira teve início na manhã de ontem. A data coincidiu com o Dia D da campanha e 10 unidades de saúde estarão abertas, das 8h às 17h, para vacinação e durante todo o dia a movimentação foi intensa nos postos de saúde, principalmente de crianças e idosos que fazem parte do público-alvo da campanha.

Este ano serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores na area de saúde, povos indígenas, gestantes e pessoas com até 45 dias após o parto, populações encarceradas e funcionários de sistema prisional, portadores de doenças cronicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

As unidades Municipal de Saúde (UMS) que a população poderá tomar as vacinas são: Modulo família no centro, UMS Palmeiras, UMS Cachoeiro, UMS São Joaquim, UMS São Luiz, UMS Outeiro, UMS Doutor Matos e UMS Valão dos Pires.

A população imunizada estará protegida contra as gripes H1N1, H3N2 e influenza B, considerados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como os mais perigosos subtipos do vírus da gripe. De acordo com o Ministério da Saúde, serão disponibilizados 54 milhões de doses para a imunização de 49,7 milhões de pessoas em todo o país.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas após a vacinação para criar os anticorpos que geram a proteção contra a gripe, à orientação é que imunização seja realizada no período de campanha para que possa ser garantida a proteção antes do início do inverno.


A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Postar um comentário

0 Comentários