Cardoso Moreira e mais oito municípios do Norte Fluminense discutem plano conjunto para saúde pública


Cardoso Moreira e mais os municípios de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Conceição de Macabu, Quissamã, Macaé e São Fidélis se reuniram para discutir melhorias na saúde, como a reativação do Consórcio Regional de Saúde.

A construção de um Centro de Imagem para o Hospital Geral de Guarus (HGG) e uma Unidade Móvel de Coleta de Sangue para o Hemocentro do Hospital Ferreira Machado, em Campos, foram algumas das medidas.

O encontro do Grupo de Trabalho de Planejamento Regional em Saúde da Comissão de Intergestores Regionais – CIR/Norte foi realizado em São João da Barra nesta última segunda-feira (15) para discutir e encaminhar ações e maior agilidade nas questões relacionadas à saúde dos municípios.

A escolha do município que será polo de monitoramento da dengue, a descentralização da rede de soroterapia para Macaé, a possibilidade de inclusão no Hospital Álvaro Alvim de procedimentos odontológicos em centro cirúrgico para pessoa com deficiência foram alguns dos assuntos em pauta.
Técnicos em saúde dos municípios participantes discutiram, ainda, ações prioritárias como atendimento da rede de urgência e emergência,  apresentação de viabilidade para utilização do recurso do Planeja SUS na realização de oficina e seminário regional, proposição de ações regionais referentes à saúde do trabalhador a serem desenvolvidas em 2015, apresentação dos casos de notificação de acidente de trabalho no período de janeiro de 2011 a julho de 2014, apresentação da proposta do Plano de Ação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador para 2015, apresentação do questionário para implantação do Setor de Planejamento nas Secretarias Municipais de Saúde, entre outras.

A assessora técnica da Assessoria de Planejamento em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Maria de Fátima Cavaleiro, responsável em acompanhar esse planejamento regional nas regiões Norte e Noroeste, presidiu a reunião. “Desta forma estamos estreitando os laços de relacionamento levando o estado aos municípios”, disse Fátima, lembrando que as reuniões acontecem mensalmente em CAD um dos municípios da região Norte Fluminense.


“Essas reuniões são fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população com a resolução de problemas de saúde de uma forma conjunta e a troca de experiência entre os municípios”, finalizou a secretária de Saúde de São João da Barra, Denise Esteves.

Postar um comentário

0 Comentários