Atualizado - Vacinação contra a raiva animal Cardoso Moreira confira as datas


http://www.radioprogresso640.com.br/wp-content/uploads/2013/05/ado%C3%A7ante-Small-2-Small-Small-Small-2-Small2.jpg
A Prefeitura de Cardoso Moreira esta realizando durante toda Semana, a campanha de vacinação antirrábica, direcionada para cães e gatos. A imunização é direcionada para animais a partir dos 3 meses de idade, envolvidos no ciclo da doença , e ocorrerá conforme a Tabela Abaixo:


As localidades de Dr. Matos, Baú, Vila Pinheiro, Valão dos Pires, Outeiro, Taquarassu, Vermelha, São Joaquim, Cordeiro e Santa Margarida, já foram atendidas durante a semana.

Meios de transmissão e tratamento

A raiva é uma doença viral que afeta o sistema nervoso central dos mamíferos, passando posteriormente para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga.
A transmissão do animal infectado ao humano se dá através de mordidas, arranhões, lambidas em feridas e mucosas. Portanto, em caso de agressão animal, é necessário que a pessoa de imediato lave o local afetado com água e sabão, e procure imediatamente orientação médica.
A pessoa mordida pelo animal infectado deverá fazer o tratamento mesmo antes dos resultados dos exames. É importante salientar que, uma vez manifestados os sintomas de raiva no humano, o tratamento é ineficaz, e a doença pode levar a pessoa à morte.
Sintomas

Mudança de hábitos e/ou comportamento (o animal passa a se esconder ou agir de maneira diferente do usual); agressividade; salivação (o animal baba muito); paralisia; hipersensibilidade no local de mordedura; e latidos e uivos agudos.
Nem todo cão ou gato que saliva (baba) está com raiva. Nem todo animal agressivo possui a raiva. Na maioria das vezes, a agressividade como único sintoma é um problema apenas comportamental, como cães medrosos, dominantes ou traumatizados por apanhar.

Postar um comentário

0 Comentários