Horário de verão termina à meia-noite de Hoje

Hoje (15) é o último dia do horário de verão. Chegou a hora dos moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal ajustarem os relógios.

À meia-noite de sábado para domingo (16) os relógios deverão ser atrasados em uma hora. Com  a volta dos ponteiros para às 23h de sábado, a noite deste final de semana terá uma hora a mais.

O horário de verão é adotado nesta estação pelo fato de os dias serem mais longos, devido à posição da Terra em relação ao Sol. Isso faz com que as luzes sejam acendidas mais tarde e assim economiza-se  energia elétrica.

Em nota divulgada ontem (14), pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o horário de verão que termina neste domingo, propiciou uma redução de aproximadamente 4,1% da demanda por energia de ponta dos sistemas subsistema Sudeste/Centro-Oeste e Sul e uma economia de R$ 405 milhões. Na última temporada (2012/2013), o horário de verão resultou em economia de 4,5% no período de pico nos estados em que foi adotado. Mas, de acordo com o ONS, o principal benefício foi o aumento da segurança operacional.

Se não houver mudança nas regras-, o próximo horário de verão 2014/2015 será no período de 19 de outubro de 2014 a 18 de fevereiro de 2015. De acordo com o Decreto da Presidência da República nº 6.558, de 08 de setembro de 2008, o horário de verão entra em vigor a partir da zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, exceto quando o término da medida coincide com o Carnaval, quando é postergado para o domingo seguinte.

Postar um comentário

0 Comentários