Teste rápido para diagnóstico de HIV é realizado em Itaperuna

foto01

Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa Municipal DST/AIDS/Hepatites Virais, realiza teste rápido para diagnóstico de HIV. A realização do teste acontece de segunda a sexta-feira, no período da manhã das 8h às 11h e à tarde das 13h às 16h30min. Já o resultado fica pronto em apenas 20 minutos.

Não há necessidade da solicitação médica para a realização do teste. Também não é necessário jejum. Para a realização do teste, basta apenas apresentar um documento com foto. É importante ressaltar que existe número limitado de senhas por dia.

Outras informações podem ser obtidas junto à equipe do Programa DST/AIDS/Hepatites Virais, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos. O telefone para contato é: (22) 3823-1411.

MAIS DE 700 TESTES REALIZADOS EM 2013

Em 2013 foram realizados mais de 700 testes. De acordo com a enfermeira Jociene Almeida, o número ficou abaixo do esperado. A equipe do Programa Municipal DST/AIDS/Hepatites Virais tem trabalhado diariamente para conscientizar a população sobre a importância de realizar o teste e, consequentemente, aumentar esse número. O Programa também valoriza o acolhimento ao paciente e garante sigilo sobre o resultado do teste.

A SMS aposta no trabalho de Educação e Prevenção em Saúde e não mede esforços para levar informação e conhecimento a escolas, empresas, associações de moradores, eventos programados e afins, nos bairros e distritos do município.

Fique esperto! - É de fundamental importância detectar a doença o mais rápido possível, a fim de proporcionar qualidade de vida ao paciente, e principalmente, conscientizá-lo sobre a doença, de modo a evitar a propagação do vírus.

O preconceito em relação à AIDS ainda é uma realidade e a informação, é importante aliada no combate ao preconceito e à prevenção.

*SAIBA COMO SE TRASMITE A AIDS

Como o HIV, vírus causador da AIDS, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas:

Sexo sem camisinha. Por ser vaginal, anal ou oral.

De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.

Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa.

Transfusão de sangue contaminado com o HIV.

Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.

Evitar a doença não é difícil - Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. O preservativo está disponível na rede pública de saúde. (*Portal do Ministério da Saúde).

Fonte: Comuniqque

Postar um comentário

0 Comentários