Morre aos 90 anos Bracutaia, uma figura lendária de Gargaú

Bracutaia dizia ter parentesco com o Rei do Cangaço e ficou conhecido pela especialidades das cachaças de cobras, escorpiões e marimbondos.

Faleceu, na sexta-feira, 27, em Campos dos Goytacazes, Bracutaia, aos 90 anos, no Hospital Ferreira Machado o Bracutaia lenda viva de Gargaú. Segundo Cristiane, filha de Luis de Souza Gomes - o Bracutaia o corpo do pai está sendo velado no Bar Bracutaia em Gargaú e o sepultamento será as 16 horas deste sábado, 28,  no cemitério de Gargaú.

Quem foi Bracutaia.

Segundo o site bracutaiacultural.blogspot.com.br,  Luis de Souza Gomes - o Bracutaia ficou conhecido  nacionalmente, graças ao seu bar, onde as "especialidades" são as cachaças de cobras, escorpiões, marimbondos e raízes diversas, também chamadas de "batidas" e que são nada mais, nada menos que garrafas contendo estas "iguarias" embebidas em aguardente. E o pior (ou melhor...) é que elas são realmente degustadas pelos turistas e clientes.

A chegada do Bracutaia à Gargaú remonta aos idos de 1968, quando fixou residência nesta comunidade, só saindo para um "retiro" na praia Rasa, em Búzios, após a apreensão pelo Ibama das suas gibóias, tartarugas e jacarés que criava, fato que lhe gerou grande desgosto. Neste período, e até hoje, o seu bar em Gargaú é comandado pelo filho chamado de "Paraíba".

E os turistas de outras cidades e até de outros estados sempre perguntam e fazem questão de conhecer esta figura ímpar, chamada Bracutaia, e de quebra ouvir suas folclóricas e lendárias histórias.

Blog do Paulo Noél

Nenhum comentário