Jair Bolsonaro é alvo de operação da Polícia Federal e passará a usar tornozeleira eletrônica

A Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira (18/7) dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) – na casa dele, no Jardim Botânico, e no escritório político, na sede do PL, os dois em Brasília. Além disso, o ex-presidente foi submetido a medidas cautelares diversas da prisão, como o uso de tornozeleira eletrônica. Bolsonaro também não poderá sair de casa entre as 19h e as 7h, não poderá se comunicar com outras pessoas investigadas, como o filho Eduardo Bolsonaro, e está proibido de usar redes sociais.

A decisão foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em uma investigação recente e sigilosa (Pet 14.129), aberta no dia 11 de julho de 2025, dias depois de o presidente Donald Trump ameaçar o Brasil com tarifas de 50% e dizer na carta ao presidente Lula que há uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Bolsonaro, que precisa se encerrar “imediatamente". A investigação está em sigilo.

A operação é realizada um dia depois do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicar em uma rede social uma carta de apoio a Jair Bolsonaro dizendo que o ex-presidente está recebendo um “tratamento terrível” em um sistema “injusto” e, portanto, o julgamento deveria acabar imediatamente. “E minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e acabe com esse regime ridículo de censura”. Trump também reiterou que vem dizendo a sua desaprovação tanto publicamente quanto por meio da política tarifária.

O presidente dos Estados Unidos tem feito uma ofensiva contra o julgamento da ação penal em que Bolsonaro é réu por ser apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como líder de uma tentativa de golpe de estado no Brasil, em 2022. Na segunda-feira (14/7), o PGR, Paulo Gonet, apresentou as alegações finais pedindo a condenação de Bolsonaro.

Em nota, a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro diz ter recebido "com surpresa e indignação a imposição de medidas cautelares severas contra ele, que até o presente momento sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário. A defesa irá se manifestar oportunamente, após conhecer a decisão judicial".


Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads

نموذج الاتصال