Simpósio em Italva, aborda diversidade e desconstrução de preconceitos na Educação

 


Italva, no Noroeste Fluminense, terá o I Simpósio "Por uma Pedagogia da Diversidade: Desconstruindo Preconceitos de Raça na Educação".

O evento foi realizado nesta quinta-feira (23), as 14h, na Câmara Municipal de Vereadores. A Secretaria Municipal de Educação publicou postagem nas redes sociais convidando a população para encontro.

O simpósio contou com palestras. Uma delas será com Jorge Santos, que é doutor em memória social, mestre em educação e especialista em temas da Diversidade, Diferença e Direitos Humanos. Ele vai abordar o tema "Por uma Pedagogia da Diversidade: Desconstruindo Preconceitos de Raça na Educação".

Também participou do evento a socióloga Ângela Souza, que é a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação. Ela vai falar sobre o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR ).

De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o SINAPIR foi instituído pela Lei nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade Racial) e regulamentado pelo decreto nº 8.136/2013. O sistema que possibilita, de forma organizada e articulada, a implementação de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades raciais no Brasil, "com o propósito de garantir à população negra, cigana e indígena a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa de direitos e o combate à discriminação e as demais formas de intolerância", explica o Ministério.

"A adesão dos estados, Distrito Federal e municípios ao sistema contribui nos processos de criação e fortalecimento de órgãos e conselhos de promoção da igualdade racial no âmbito regional e local, desenvolvendo esta política pública nacionalmente", finaliza o órgão.

O simpósio em Italva conta ainda com a participação da cantora italvense Danuza, que vai dar seu depoimento, além dos alunos da E.E.M. Usina São Pedro, que vão fazer uma apresentação cultural.


Fonte G1

Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads

نموذج الاتصال