O grau de alerta para o calor intenso nos próximos dias sofreu aumento de "laranja" para "vermelho", pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em nove estados do país, a temperatura pode ficar ainda 5°C mais quente do que já havia sido avisado, as cidades da região norte e noroeste Fluminense estão incluídas neste aviso.
Com a virada do inverno para a primavera — que começa neste sábado —, o Inmet prevê que as temperaturas subam até 5ºC acima da média. se estima que o calor possa ultrapassar os 40ºC, em Cardoso Moreira, Italva e cidades vizinhas, aumentando o desconforto e os riscos à saúde.
Os alertas vermelhos, como o emitido devido ao calor extremo, são os mais graves e indicam riscos significativos de acidentes e a necessidade de medidas de emergência. Além do desconforto, as altas temperaturas aumentam o risco de incêndios florestais devido à vegetação seca.
No Norte e Noroeste Fluminense, o calor de 40°C deve chegar no domingo. Os institutos de meteorologia afirma que, em Cardoso Moreira, o pico da onda de calor chegará apenas na segunda-feira, quando os termômetros devem bater os 41°C. no sábado é esperado 39°C, e no domingo 40°C.
O fenômeno acontece em razão de uma forte massa de ar quente e seco está sobre o país, e com isso se estabelece um sistema de alta pressão. Estes sistemas atuam como um bloqueio atmosférico, que impede o avanço de frentes frias e outros sistemas meteorológicos transientes, além de proporcionar uma queda significativa na umidade do ar. Por esse motivo o País está em estado de alerta.
Risco a Saúde
Segundo a OMS, "a exposição ao calor excessivo tem impactos fisiológicos abrangentes para todos os seres humanos, muitas vezes amplificando as condições existentes e resultando em morte prematura e incapacidade".
Entre os impactos diretos, temos a desidratação, cãimbras causadas pelo calor, insolação e o agravo de condições de saúde como doenças respiratórias, cardíacas, renais e outras doenças crônicas, bem como os impactos sobre a saúde mental.
Fique atento aos principais cuidados:
Beba bastante líquido
Atividades físicas não são recomendadas
Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
Use hidratante para pele e umidifique o ambiente
Se necessário, acione a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193)