Uma cena rara e impressionante tem chamado a atenção dos moradores de Califórnia, uma pacata localidade no interior de Italva. Nos últimos dias, uma matilha de lobos-guarás (Chrysocyon brachyurus) foi avistada vagando pela região, causando uma mistura de preocupação e encantamento entre os residentes locais.
Os lobos-guarás, também conhecidos como "cachorro-do-mato-vermelho", são animais característicos do cerrado brasileiro e são normalmente avistados em áreas mais remotas e preservadas. No entanto, essa matilha incomum parece ter se aproximado das áreas habitadas, criando situações inesperadas.
Na semana passada um lobo-guará foi avistado atravessando uma estrada, mais nesta manhã de terça-feira(22) o site Cardoso Moreira News recebeu relatos Diversos de moradores que viram e conseguiram filmar os animais. Relatos indicam que os lobos-guarás têm invadido galinheiros, causando perdas consideráveis nas criações de galinhas locais. Os ataques têm resultado na morte de várias aves, deixando os proprietários dos galinheiros preocupados com a segurança de suas criações. Alguns moradores compartilharam histórias de lobos-guarás sendo avistados em proximidade de residências e até mesmo dentro de varandas, o que intensificou a sensação de surpresa e receio.
Um dos moradores, relatou sua experiência ao encontrar um lobo-guará em meio ao seu galinheiro: "As galinhas estavam sumindo, aí eu resolvi ir ver o que estava acontecendo. Foi quando me deparei com um lobo-guará subindo o morro com uma galinha na boca. Fiquei surpresa e preocupada."
De acordo com informações coletadas com os moradores, a matilha é composta por seis lobos-guarás, incluindo dois filhotes e quatro adultos. A presença dos filhotes indica a possibilidade de uma reprodução bem-sucedida na região, o que pode ser um sinal positivo da saúde do ecossistema local. No entanto, a proximidade dos lobos-guarás com as áreas habitadas também levanta questões sobre a coexistência entre a fauna selvagem e a população humana.
O Blog Cardoso Moreira News conversou a Bióloga da Secretaria de Meio Ambiente de Cardoso Moreira Josilany Coelho sobre o que esta levando essa matilha de Lobos-guaras esta se aproximando tanto de áreas habitadas? Segundo a Bióloga, "O lobo-guará, que, na verdade não é um lobo, é um animal típico de área de cerrado, podendo ser encontrado em regiões de caatinga e mata atlântica. De acordo com dados do ICMBio, está em situação vulnerável para a extinção. As frequentes aparições de lobo-guará em áreas urbanas, se dá ao fato da ocupação humana e a destruição de seu habitat, o que também contribui como ameaça à sua sobrevivência.”
As autoridades locais estão monitorando de perto a situação e trabalhando em conjunto com biólogos para intender melhor o comportamento dos lobos-guarás e garantir a segurança tanto dos animais quanto dos moradores da região. A presença desses majestosos animais certamente trouxe um toque de natureza selvagem ao cotidiano da comunidade de California, lembrando a todos da importância de preservar e respeitar a biodiversidade que cerca nossas vidas.
Enquanto a matilha de lobos-guarás continua a vagar pelas paisagens da localidade, a população local observa com admiração e cautela, reforçando a necessidade de encontrar um equilíbrio harmonioso entre o homem e a natureza.