No espaço em que aconteceu a festa e os shows, foram instaladas várias câmeras para fazer o monitoramento da circulação das pessoas. Foi usado também um grupamento de operações especial da guarda de campos dos Goytacazes e o grupamento de ações com cães para inibir a entrada de material ilícito na EXPO e imediações, uma equipe de segurança privada foi contratada para percorrer o espaço de shows, bem como os agentes da guarda civil municipal que atuaram ostensivamente nos dias do evento no parque de exposição como em outras localidades da cidade.
Na BR-356 a polícia Rodoviária Federal (PRF) e a polícia Rodoviária estadual (PRE) atuaram em conjunto com o objetivo de coibir a entrada nos acessos à cidade de delinquentes e materiais ilícitos, usando para isso um maior número de policiais possíveis.
Na vias urbanas da cidade, os agentes da operação lei seca, estiveram atuando durante todo os dias de festa, visando conscientizar o público sobre a perigosa combinação entre bebida e direção.
Outra participação importante foi do grupamento de bobeiros civis que esteve dando apoio e garantindo mais segurança ao público presente na expo.
'Eu tenho buscado o melhor para desenvolver políticas de segurança pública em Cardoso Moreira, pois sou refém do meu próprio serviço e a nossa Prefeita Geane Vincler cobra que façamos e melhor para a população, colocando Deus na frente sempre dará certo"! Comentou o secretário de segurança Rômulo Zaquieu.