AEN suspende Floresta por três anos e declara Palmeiras campeão da Super Copa Noroeste

 


O Palmeiras, do distrito cambuciense de São João do Paraíso, é o campeão da Super Copa Noroeste em 2023. Foi o que definiu nesta quarta-feira (7) a Associação Esportiva Noroeste (AEN), alegando que a não realização do jogo de ida da final foi causada pelo Floresta, adversário do Palmeiras na decisão. O Floresta, inclusive, foi eliminado, suspenso da competição por três anos e recebeu multa de R$ 3 mil, mas deve recorrer de todas as punições. Segundo a AEN, em caso de não cumprimento pelo Floresta, este será excluído permanentemente de todos os futuros torneios. Com a suspensão do clube, o vice-campeonato foi herdado pelo Ponte Nova, de São José de Ubá, semifinalista e segundo clube com a melhor campanha geral.
Para a decisão, a AEN baseou-se no artigo 29 do Regulamento Geral da Competição, que prevê a aplicação de WO contra a equipe que “deixar de disputar, sem justa causa, partida, ou dar causa à sua não realização ou à sua suspensão”. Segundo a AEN, foi isso o que fez o Floresta ao informar à Justiça que não havia segurança necessária para a realização das partidas finais em Cambuci, por tratar-se de um clássico local com episódios de violência nas últimas vezes em que aconteceu, inclusive pela primeira fase da Super Copa Noroeste.
Inicialmente prevista para acontecer no último domingo (4), no estádio José de Souza Carvalho, em Cambuci, a primeira partida da decisão não ocorreu após uma determinação judicial. Na sexta-feira (2), o juiz Paulo Vitor Siqueira Machado, titular da Comarca de Cambuci, decidiu que os dois jogos decisivos teriam que ocorrer em outro município, atendendendo a um pedido de tutela antecipada de urgência do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). As alegações foram ausência de autorização da Polícia Militar e falta de aparato de suporte médico a eventuais ocorrências. Entre o material considerado pelo juiz, estava um ofício enviado pelo presidente do Floresta ao chefe de policiamento do 36º Batalhão de Polícia Militar, "alertando sobre as suas preocupações na realização dos jogos finais na comarca, haja vista a rivalidade entre as equipes finalistas e a violência ocorrida nos últimos jogos disputados". 
Também consta nos autos do processo que retirou as finais de Cambuci um ofício do secretário municipal de Defesa Civil e Segurança, Antônio Carvalho Salles, informando que a pasta não poderia oferecer apoio da Guarda Municipal, devido à quantidade do efetivo solicitado. Por fim, foi mencionado ainda um ofício da secretária municipal de Saúde, Leidimar Mota Atie Azevedo, informando que o presidente da AEN, Márcio Monzato, teria se mostrado "indiferente" a um requerimento para que os jogos ocorram em campos neutros, devido à violência de torcedores em partidas recentes entre Floresta e Palmeiras.
Iniciada em março, a atual edição da Super Copa Noroeste conta com clubes tradicionais do Norte, do Noroeste e da Região Serrana do estado, atraindo grandes públicos. Entre os 24 participantes da primeira fase, houve equipes de Cardoso Moreira, São Fidélis, Cambuci, Italva, Itaperuna, Bom Jesus de Itabapoana, Aperibé, Itaocara, Miracema, Natividade, São José de Ubá, Santo Antônio de Pádua, Macuco, Duas Barras, Cantagalo, Carmo, São Sebastião do Alto e Cordeiro, além da cidade mineira de Palma. Realizado desde 2017, o torneio teria sua primeira decisão entre clubes do mesmo município.
MATHEUS BERRIEL - Folha da manhã

Postar um comentário

0 Comentários