No último dia 22 de dezembro, a Prefeitura de Cardoso Moreira celebrou a assinatura do Convênio de Cooperação Técnica com o DETRAN-RJ para a Administração do trânsito em todo território cardosense, a partir deste ano de 2023 o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) terá poder de fiscalizar e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito.
Na prática, os atos previstos na legislação de trânsito, poderão ser realizados pela DEMUTRAN através do Secretaria de segurança Pública de Cardoso Moreira, nas atividades de fiscalização visando melhor eficiência e segurança aos usuários das vias públicas, aumentando também a segurança de condutores, ciclistas e pedestres.
Neste primeiro momento os agentes de Trânsito participarão de um curso de capacitação junto ao DETRAN com o objetivo de aprender quais são os procedimentos em relação à segurança viária, legislação nacional e internacional, mortalidade, morbidade e fatores de risco, fiscalização de alcoolemia e gestão da velocidade.
O DEMUTRAN realizará uma audiência pública (data ainda a ser definida), essa audiência visa deliberar com a sociedade e representantes de entidades públicas e privadas os aspectos importantes à estruturação do trânsito no município de Cardoso Moreira.
Antes de começar a atuar na fiscalização do trânsito cardosense, O DEMUTRAN irar fazer várias campanhas de conscientização e de informação aos motoristas, motociclistas e pedestres, informando sobre O desrespeito aos limites de velocidade, estacionamentos em locais proibidos e fila dupla entre outros assuntos que ainda serão discutidos com o departamento.
Segundo o Secretário de Segurança Pública de Cardoso Moreira, Rômulo Zaquieu, Esse convênio foi uma grande iniciativa do governo da prefeita Geane Vincler, e tem objetivo, a união de meios matérias e humanos entre os dois órgãos, para gerir e administrar o trânsito dentro do município Cardosense. “Hoje com essa assinatura, nós já representamos o DETRAN dentro de Cardoso Moreira, passamos a ter o poder não só de fiscalizar, mas, de autuar condutores infratores no município", finalizou o secretário.