Secretaria de saúde de Italva promove campanha de doação de sangue no município

 

Foto: Aldo Viana

Na próxima quarta-feira (07), o município de Italva abre suas portas para receber a unidade móvel do Hemocentro Regional de Campos, das 08h00 às 15h00, na praça da Matriz, uma oportunidade única para exercitarmos o ato de amor ao próximo.

Confira os critérios para doar sangue:

Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, bastando comparecer ao Hemocentro munido de documento original com foto. Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.

A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro que, nas mulheres, é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.

“Me sinto feliz em ter a oportunidade de poder doar sangue pela primeira vez, sempre achei lindo o ato de amor ao próximo. É importante ter essa consciência de ajudar, uma bela iniciativa da Secretaria de saúde.”, comenta a Juliana.


Fonte: O Diario do Noroeste

Postar um comentário

0 Comentários