Superada a etapa de implantação nas capitais, foi aprovado um novo plano que pode acelerar a chegada do 5G em cidades pequenas de todo Brasil. O grupo que reúne Anatel, governo, teles e TVs para coordenar a implantação da nova tecnologia no país aprovou nesta terça, 11/10, a distribuição de 504 cidades em 36 agrupamentos urbanos que já começarão a ser alvo das medidas para liberação da faixa de 3,5 GHz.
A deliberação abrange todos os municípios que compõem as regiões metropolitanas de todas as capitais de Estado e do Distrito Federal, alem de algumas cidades de pequeno porte influenciadas pelos municípios com mais de 500 mil habitantes, que tiveram as ações de migração iniciadas no começo de outubro. A decisão foi motivada por ganhos logísticos que serão obtidos no processo de distribuição e instalação dos kits de recepção, bem como por melhor aproveitamento da comunicação da migração”, disse a Anatel, em nota.
“Importante ressaltar que a ação não significa que a faixa de 3,5 GHz estará necessariamente disponível para utilização em todos esses municípios a partir de 1º de janeiro de 2023. Entretanto, realizar a migração nessas cidades permitirá que o grupo avalie, oportunamente, possível antecipação da liberação da faixa nessas cidades, desde que concluídas também as ações de mitigação de interferências nas estações receptoras do Serviço Fixo por Satélite”, lembra a Anatel.
Vale lembrar que é fundamental que seja realizado agendamento pelas faílias inscritas no Cadastro Único dos programas sociais para a instalação dos kits de TV Parabólica. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado. Também está disponível o telefone 0800-729-2404.
Nesta primeira etapa, 5 municípios do interior do estado do Rio de janeiro foram contemplados. Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Quissamã, Cardoso Moreira e Bom Jesus do Itabapoana.
Com Informações da Convergência Digital