Fumaça de queimadas que atinge o interior do Município chega a cardoso Moreira

 

Foto: Anderson Lobo - Cardoso Moreira News


O tempo seco e a estiagem propiciam a ocorrência de focos de queimadas. o Município de Cardoso Moreira vem sofrendo com vários incêndios em pastagens e vegetações por toda a semana, na manhã deste sábado (10)a cidade amanheceu com bastante fumaças e fuligens provenientes destas queimadas.

Além de Cardoso Moreira, localidades como São Luiz, Doutor Matos, São Joaquim e Outeiro amanheceram com bastante fumaças.

Em Valão dos Pires o fogo atingiu vários morros da localidade nesta semana,  o fogo infelizmente voltou, desta vez no alto de uma serra as chamas já teriam chegado na localidade de Lama Preta, os bombeiros e voluntários tem dificuldade de chegar aos locais onde esta tendo incêndio e devido à força dos ventos as chamas estão se espalhando com mais facilidade.

A prefeitura de Cardoso Moreira está monitorando 24 horas estes incêndios que ocorrem no interior do município, a secretaria de Infraestrutura está com pessoal no local e conta com caminhão pipa e tratores além de máquinas cedidas por produtores rurais.

Foto: PMCM

Devido o Tempo seco e as fumaças destas queimadas tem atingido várias pessoas no município e tem agravado aqueles que sofrem com doenças respiratórias, por esse motivo separamos algumas dicas que podem ser úteis para tornar essa época do ano um pouco mais fácil de ser vivida, são elas:

Beba bastante água (cerca de dois litros por dia ou 10 copos de água de 200 ml). A água hidrata todos os órgãos do nosso corpo, incluindo mucosas e pele. 

Se puder, tenha um umidificador de ar em casa. Para quem não pode ter acesso a esse aparelho, uma bacia com água no ambiente, ou uma toalha umedecida podem ajudar a amenizar os sintomas da baixa umidade do ar. Uma dica importante é colocar a toalha que usou à noite, depois do banho, na cabeceira da cama; isso vai fazer com que você tenha uma noite de sono mais agradável; 

Use soro fisiológico, por pelo menos duas vezes por dia para hidratar mucosas;

Use o soro fisiológico ou colírio de lágrima artificial para lavar os olhos;

Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.Elas podem causar a sensação de refrescância, porém também desidratam; 

Evite praticar atividade física das 11h às 17h;

Use protetor solar e evite ao máximo a exposição ao sol;

Evite o acúmulo de poeira na casa;

Use máscaras, além de serem importantes aliadas na luta contra a Covid-19, elas também ajudam a controlar a inalação de fuligem;

Não faça queimadas e não descarte nada em local inapropriado.


Postagem Anterior Próxima Postagem

ads

ads

نموذج الاتصال