Aniversário de 143 anos da Estação Ferroviária de Cardoso Moreira

 


Por 143 anos conduzindo histórias, sonhos e desenvolvimento, assim, é a Imóvel que abrigou por muito tempo a Estação Ferroviária de Cardoso Moreira, que por épocas foi um marco de novas conquistas e progresso de Cardoso Moreira, o prédio abrigou por anos a Câmara de Vereadores e atualmente ocupado pela Secretaria municipal de Cultura, turismo, esporte e lazer de Cardoso Moreira.

Nesta quarta-feira (23) o imóvel fará 143 anos de sua fundação, O prédio ainda mantém a sua arquitetura original, da época de inauguração.

Conheça a História da Estação Ferroviária de Cardoso Moreira.

A Estação Ferroviária foi inaugurada em 24 de novembro de 1878, Era então a estação terminal da linha que vinha de Campos e Murundu, e assim ficou por alguns anos até que fosse definitivamente prolongada até Porciúncula. Como é sabido, o trecho entre Murundu e Campos da E. F. Carangola mais tarde tornou-se parte da linha do litoral, denominado Linha do Carangola o trecho entre Murundu e Porciúncula.

Na inauguração da estação, compareceu o casal imperial. O imperador teria acompanhado a comitiva até as cachoeiras do rio Muriaé e ficado apreciando o belo espetáculo, como conta a história.

A localidade de Cachoeiro, que deu o nome inicial da estação, ficava na margem oposta do rio. Em 1892 o nome foi alterado para Cardoso Moreira, fazendeiro, comendador e principal acionista da E. F. Carangola, além de grande investidor com obras na região. A

ferrovia foi vendida em 1890 para a E. F. Barão de Araruama, que poucos meses depois a repassou para a Leopoldina, embora essa venda apareça como tendo ocorrido em 1888, segundo alguns registros. 

A cidade acabou se desenvolvendo em torno da estação, mas somente em 1993 houve a transformação em município.

Trens de passageiros foram desativados em 1/11/1977, quando a estação foi fechada. Nesta época, o trem saía diariamente de Murundu às 8:25 da manhã e chegava em Cardoso Moreira às 9:35. Às 16:49, o trem passava de volta para Murundu, onde se encontrava com o trem que ia para Niterói. O

prédio da estação está abrigando a  Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e a Biblioteca Municipal Professora Elma Vieira Privatti Caldeira.

Texto da História da Estação Ferroviária de Cardoso Moreira por: Ana Lima Silva



Postar um comentário

0 Comentários