Setembro Amarelo - Diga Sim à vida

 

O mês de setembro é marcado pela campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, conhecido como SETEMBRO AMARELO. As razões podem ser bem diferentes, porém muito mais gente do que se imagina já pensou em suicídio. Mas, acreditem, em muitos casos é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade.

Durante muito tempo, falar sobre suicídio foi um tabu. Havia medo de se falar sobre o assunto, Mas desde 2015, devido a aceitação da campanha Setembro Amarelo, esta barreira foi derrubada e informações ligadas ao tema passaram a ser compartilhadas, possibilitando que as pessoas possam ter acesso a recursos de prevenção.

Por isso, o Setembro Amarelo ganha relevância e o dia 10 de setembro é oficialmente o dia mundial de prevenção ao suicídio. O mundo todo fala sobre o fenômeno e passa olhar para o tema de forma mais sensível e atenta. É o mês de maior visibilidade e para além dos serviços e instituições públicas, a sociedade se articula de forma mais engajada com as ações de prevenção, com as políticas públicas e as campanhas de sensibilização, podendo resultar daí um cuidado que se estenda ao longo do ano.

Desde 2014, o Centro de Valorização da Vida (CVV), a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organizam a campanha nacional de prevenção ao suicídio, o “Setembro Amarelo”, por meio de ações de conscientização sobre o tema e cuidados à população em geral. De questões psíquicas, passando por situações de vulnerabilidade social e violência, ao luto e transtornos gerados pela Covid-19, o suicídio e a automutilação são fenômenos complexos e de causas múltiplas, que em cardoso Moreira contam com rede completa de atendimento e prevenção de apoio no CREAS, localizado na Rua Sebastião Zaquieu, s/nº, Centro, atrás da Praça Ibrahim Assed.


Postar um comentário

0 Comentários