A contaminação por essa variante do novo coronavírus em São Fidélis foi divulgada na tarde desta segunda-feira (16), Foram seis casos confirmados, e em Bom Jesus do Itabapoana na Manhã desta terça-feira (17), somente um caso foi confirmado, As Secretarias da Saúde dos dois municípios estão acompanhando os casos e pedem à população para redobrar os cuidados para evitar o contágio pelo coronavírus, como não participar de aglomerações; higienizar as mãos com frequência, com álcool 70º ou água e sabão; usar a máscara cobrindo ao mesmo tempo o nariz e a boca; manter distância de pelo menos 2 m de outras pessoas; evitar contato com pessoas com sintomas; e se sentir qualquer sintoma gripal, procurar atendimento médico o mais rápido possível.
Na Região, além de São Fidélis e Bom Jesus do Itabapoana, Itaocara, Santo Antônio de Pádua, Porciúncula, Campos dos Goytacazes e São João da Barra também confirmaram casos da variante.
A Delta é mais eficiente em infectar pessoas. Ou seja, não é preciso ter uma grande quantidade de vírus no ar para alcançar alguém, e uma pessoa contaminada pode levar a doença a mais gente
A variante delta já é a mais encontrada nas amostras coletadas em pacientes do estado do Rio de Janeiro com Covid-19. O relatório da Secretaria Estadual de Saúde foi publicado nesta segunda (16).
Segundo análise da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS), 60,3% das 360 amostras coletadas entre os meses de junho e julho eram da variante Delta e 33,8%, da variante Gamma.