Secretaria de Agricultura de Cardoso Moreira realiza curso de Equideocultura gratuito

 


Nos dias 08 a 12 de fevereiro estará sendo realizado no parque de exposição 31 de Julho o curso de Equinocultura - ferrageamento e casqueamento as inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.

As atividades  que serão ensinadas no cursos são atividade responsável pelo cuidado aos equinos, ou seja, os cavalos, principalmente os de raça. No Brasil, essa área é considerada um importante gerador de empregos, além de representar uma parcela importante da economia relacionada ao agronegócio. 

O Curso abrangerá duas modalidades, o ferrageamento e o casqueamento

O ato de casquear consiste em nivelar o casco do cavalo, de modo que o animal tenha uma passada firme e por igual. O casqueamento é fundamental para evitar que os equinos fiquem com as patas sensíveis e desenvolvam inflamações ou deformações na região. Além disso, a técnica evita que o animal fique estressado, contribuindo com seu bem-estar e qualidade de vida.  

Já o ferrageamento consiste na técnica de fixar a ferradura no casco do cavalo, de modo a protegê-lo de pisos irregulares. Existe um procedimento específico para a fixação da ferradura, e somente profissionais capacitados devem realizá-lo. 

Tanto o casqueamento quanto o ferrageamento são essenciais para a vida saudável do animal, pois os cascos são a base de sustentação do peso dele, contribuem com a saúde dos tendões e articulações e influenciam na qualidade da locomoção. 

As inscrições para o curso estarão abertas a partir do dia 25 de janeiro à o dia 05 de fevereiro e as inscrições serão feitas na secretaria de Agricultura de Cardoso Moreira, o instrutor do curso será Irineu Fernandes dos Santos neto.

Postar um comentário

0 Comentários