Crianças de Italva realizam tapetes para Corpus Christi

Tudo pela criatividade. Nas casas e sem as aulas da Catequese, as crianças resolveram preparar cartazes com os temas dos tapetes que seriam confeccionados no trajeto da tradicional procissão de Corpus Christi. O projeto das catequistas era aproximar os pequenos e levá-los a participarem de forma criativa. Simples, explica Virginia de Oliveira que com as demais catequistas resolveram incentivar as crianças a prepararem em casa, em forma de cartazes, os desenhos que seriam confeccionados no trajeto.
“Criatividade que envolve aos pequenos na Solenidade de Corpus Christi. Com a pandemia do coronavirus não tivemos a tradicional procissão e ao mesmo tempo não poderíamos deixar de realizar a solenidade. A solução foi que cada criança em suas casas usassem da criatividade para participar de suas casas. Foi lindo e me emociono em não ter a presença de todos. Resta-me a esperança e a certeza de que tudo vai passar e em breve estaremos juntos. – enfatiza padre Maxiliano Barreto.
A pandemia mudou toda a estrutura da Solenidade de Corpus Christi em todas as paróquias. As procissões que saíam das igrejas e passavam pelas ruas foram resumidas a um cortejo sem presença dos fiéis que receberam a Benção do Santíssimo em suas casas. Uma maneira de realizar a solenidade evitando a aglomeração de pessoas e facilitando a contaminação com a Covid 19. A realização atende às medidas das autoridades sanitárias.
O catequista Herbert Costa enfatiza que este ano não será possível a confecção dos tapetes nas ruas, e a forma encontrada pela Catequese para celebrar a solenidade foi incentivar as crianças a prepararem cartazes que serão colocados na Matriz onde será celebrada a Santa Missa.
“As crianças da Catequese São Francisco de Assis e Catequese Sagrado Coração de Jesus preparam cartazes para a Festa de Corpus Christi. Em virtude da pandemia, este ano não teremos a confecção dos tradicionais tapetes sacros nas ruas. A iniciativa dos catequistas, para comemorar este dia tão significativo para a fé católica, incentivou as crianças prepararem cartazes exaltando a presença real de Jesus no Santíssimo Sacramento da Eucaristia! Os desenhos formarão um tapete que ornamentará o interior da Igreja Matriz Imaculada Conceição, onde será celebrada a Santa Missa solene de Corpus Christi. – pontua Herbert Costa.
“No ano passado desde as primeiras horas do dia a frente da Matriz estava lotada de pessoas. Crianças, jovens e catequistas preparavam os tapetes. A cena se repetia no inicio da rua de acesso ao Centro de Evangelização Sagrado Coração de Jesus, local onde acontecia a Santa Missa. Uma multidão seguia desde a Matriz até o encerramento da procissão com cantos de louvor”. E este ano nos limitamos a acompanhar pelas Redes Sociais. – comenta o padre.
Fonte Vatican News

Nenhum comentário