Dia D contra o sarampo ocorre neste sábado em Cardoso Moreira


O Dia D de imunização contra o sarampo ocorre nesse sábado (15/2). Na ocasião, unidades básicas de saúde (UMS) de todo o Distrito Federal, funcionarão para facilitar o acesso da população à vacina. Crianças e jovens entre 5 e 19 anos de idade são o foco desta etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença, que vai até o dia 13 de março.

O Modulo Família no centro funcionara neste sábado das 08:00 as 17:00, já UMS Galdino Silva e Clinica da Família no Cachoeiro, UMS José Araujo Medeiros nas Palmeiras e  UMS João Francisco em São Joaquim funcionará das 08:00 as 12:00.

A transmissão do vírus do sarampo ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo. Os principais sintomas são febre alta, acima de 38,5°C, tosse seca (inicialmente), coriza, conjuntivite não purulenta, pequenos pontos brancos amarelados na mucosa bucal na altura do terceiro molar e erupção cutânea com pápulas pequenas e confluentes.

Dando continuidade às ações em 2020, outras duas etapas de mobilização nacional devem ocorrer, além da prevista para este mês de fevereiro: junho a agosto, para reforço do público de 20 a 29 anos de idade, mais suscetíveis ao sarampo, e em agosto, para a população de 30 a 59 anos de idade.

Postar um comentário

0 Comentários