Prefeitura de Italva promove palestra sobre Feminicídio

A Prefeitura de Italva, através da Secretaria de Assistência Social do Município em parceria com o CRAS, CREAS e com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, promoveu nesta quarta-feira (20/03) uma palestra com o tema: “Políticas Públicas de Gênero e Feminicídio no Brasil”. O tema foi desenvolvido por Sana Gimenes Alvarenga Domingues, que além de socióloga política e advogada, é também professora de direito e Presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude de Campos dos Goytacazes.
Um dos principais objetivos da palestra foi orientar os cidadãos, principalmente as mulheres, acerca do “feminicídio”, termo utilizado para denominar o assassinato e a perseguição de mulheres em razão de gênero, ou seja, quando a vítima é morta simplesmente por ser mulher. Só no primeiro semestre de 2018 a Central de Atendimento à Mulher, através do Ligue 180, registrou 78 assassinatos de mulheres e 665 tentativas de assassinato. O Brasil tem a 5ª (quinta) maior taxa de feminicídio do mundo.
A psicóloga do CRAS Federal em Italva, Ídima Soriano, comentou sobre o tema: “Feminicídio é a forma mais extrema de violência baseada no gênero. Quando uma mulher é morta exatamente por ser mulher, encontramos o motivo que faz essa discussão importante. O conhecimento e a reflexão a cerca desse tema permite a não naturalização da violência contra a mulher e culpabilização da vítima, e nos torna vozes que denunciam e lutam, nos da possibilidade de não ser voz omissa e cúmplice.  Por todas as mulheres mortas, basta de violência. Basta por todas nós”. O evento aconteceu no Espaço da Terceira Idade no Bairro Morro Grande e foi aberto ao público. 
Fonte: ODiario do Nororeste

Postar um comentário

0 Comentários