Começa a campanha de vacinação contra febre aftosa em Cardoso Moreira


A primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa em Cardoso Moreira começou nesta quarta-feira (2), E nesta fase da campanha serão imunizados bovinos e bubalinos. Para a Secretaria de agricultura de Cardoso Moreira, o objetivo é bater o recorde e vacinar 100% do rebanho existente no município.

O Criador deverá adquirir a vacina nas casas agropecuárias e declarar a vacinação na secretaria municipal de agricultura. A vacina deve ser conservada em gelo. Para evitar o estresse dos animais, A secretaria de agricultura mantém uma equipe de vacinadores e veterinário disponíveis para os produtores e as visitas destes profissionais devem ser agendadas pelo telefone: 2785-1648 ou na sede da secretaria na Rua do Horto, s/nº - Conjunto Habitacional São José - Bairro Cachoeiro.

Após a vacinação de bovinos e bubalinos, o produtor teve fazer a comunicação junto a Secretaria de agricultura e Somente assim, a situação sanitária do rebanho é regularizada. O atraso na comunicação implica na impossibilidade de emissão do Guia de Trânsito Animal (GTA), por um período mínimo de 30 dias.

A febre aftosa é uma doença extremamente contagiosa que, mesmo não sendo uma zoonose, causa grandes perdas produtivas. No caso do estado do Rio de Janeiro, onde a pecuária tem uma grande importância econômica, além do prejuízo com a perda de animais, a enfermidade pode causar perdas extras em função dos embargos comerciais aos produtos de origem animal e vegetal pelos países livres da doença, como ocorreu em 2000 e 2001.

Postar um comentário

0 Comentários