Estudo da Emater destaca que cultivo de uvas cresce Em Cardoso Moreira e mais duas cidades do Noroeste


Cardoso Moreira, São José de Ubá e Bom Jesus do Itabapoana são os municípios do Estado do Rio de Janeiro com as maiores áreas de viticultura. De acordo com a Subsecretaria de Comunicação do governo estadual, com base em estudo da Emater-Rio, a tendência da cultura no estado é de crescimento. “No acompanhamento realizado nos últimos três anos, a expansão do cultivo de uvas é uma tendência”.

O gerente da Emater-Rio, Martinho Belo, explica que o Rio tem 20 hectares de produção, distribuídos pelas regiões Norte, Noroeste, Serrana e Sul. “O município de Bom Jesus do Itabapoana é o destaque, com 4 hectares e uma produtividade em torno de 38 toneladas/hectare. Em Paraíba do Sul, a plantação é destinada à fabricação de vinhos com variedades como Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon, Syrah e Merlot”.
Martinho Belo ressalta que a viticultura é uma cultura de grande retorno por unidade de área e adaptada a pequenas propriedades. “Ela tem flexibilidade para diversos climas, podendo ser produzida em regiões frias e quentes, o que praticamente viabiliza sua produção em todo o território fluminense”.
FONTE: Redação com assessoria Governo/RJ

Postar um comentário

0 Comentários