Prefeito de Cardoso Moreira e demais prefeitos do Noroeste Fluminense debatem sobre a seca na região


Os secretários estaduais da Casa Civil, Christino Áureo, da Agricultura, Jair Bittencourt, e da Defesa Civil, coronel Roberto Robadey, se reuniram nesta sexta-feira (10) na sede da Prefeitura de Santo Antônio de Pádua com prefeitos, vereadores e secretários de cidades do Norte e Noroeste Fluminense para debater a implantação do Conselho Regional de Mitigação dos Efeitos da Estiagem.

Um colegiado formado por representantes do poder público e da sociedade civil foi instituído por decreto do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) com o objetivo de apresentar propostas e ações para minimizar os problemas crônicos e crescentes causados pela estiagem que atinge a região.

"É um chamamento à mobilização de várias instâncias públicas e privadas para uma situação que vem se agravando ao longo dos anos. As mudanças climáticas são questões mundiais, mas através do conselho pretendemos sensibilizar o Governo Federal e outras instituições como a Câmara dos Deputados para apoiar com recursos e intensificar as ações para a mitigação de seus efeitos", frisou Christino Áureo.

O coronel Roberto Robadey acrescentou que pequenas medidas multiplicadas e a união de diversas esferas de governo em prol da mesma causa podem modificar o cenário da seca nesses municípios.
O secretário de Agricultura, Jair Bittencourt, acrescentou que dos 16 municípios do Norte e Noroeste em estado de emergência, 13 deles já estão com a decisão homologada pelo Governo Estadual e 11 já tiveram também o reconhecimento da situação de emergência pelo Governo Federal.

"Isso nos permite acessar recursos e securitizar financiamentos agrícolas junto ao Pronaf e outras linhas de incentivos à agricultura. Não podemos deixar de destacar o trabalho do Rio Rural nessas regiões. Os produtores atendidos pelo programa, conscientizados sobre o papel da recuperação ambiental, estão sofrendo menos com a estiagem", disse.

Também estiveram presentes na reunião os prefeitos de Santo Antonio de Pádua, Josias Quintal (PSB); Aperibé, Dezoito (PP); Cambuci, Agnaldinho (PMDB); Cardoso Moreira, Gilson Siqueira; Italva, Margareth do Joelson (PP); Porciuncula, Léo Coutinho (PP); Bom Jesus do Itabapoana, Roberto Tatu (PR); Miracema, Clovinho Tostes (PP); Itaocara, Manoel Faria (PMDB); e Varre-Sai, Dr. Silvestre (PSD).

Postar um comentário

0 Comentários