Pássaros são apreendidos durante torneio de canto em Cardoso Moreira


Uma operação realizada pela Polícia Militar Ambiental e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) apreendeu 69 pássaros na manhã deste domingo (6), em Cardoso Moreira. Os animais faziam parte do Torneio de Canto de Pássaros, mas apresentavam diversas irregularidades.

O Torneio de canto, como é conhecido, estava sendo realizado no Ginásio Nassib Assed no centro de Cardoso Moreira, 4 trinca Ferros e 65 Coleiros foram apreendidos e quatro pessoas foram encaminhadas para a 148ªDelegacia Legal em Italva.

Segundo a polícia, o torneio é o momento em que os criadores aproveitam para expor seus pássaros em disputas de canto, com as qualidades canórias. Mas, muitas vezes, pratica o comércio irregular, descaracterizando a natureza amadorista, critério básico para a manutenção da atividade.

Alguns pássaros chegam a ser comercializados entre os criadores por quantia elevada, evidenciando uma atividade altamente lucrativa. Muitos desses animais ainda são provenientes do tráfico de aves silvestres, com anilhas falsas, clonadas com a mesma inscrição das anilhas fornecidas pelo IBAMA.

Segundo informações da Policia, os pássaros foram levados para a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e ficarão no hospital Veterinário da Universidade.

Postar um comentário

0 Comentários