31 Anos da Resistência da Igreja do Imaculado Coração de Maria


Os fiéis da Igreja do Imaculado Coração de Maria, desejam lembrar ao público de Cardoso Moreira a data insigne e trágica retirada do nosso querido Padre David Francisquini da Igreja Matriz de São José, perdendo com isso o título de pároco, onde exercia com zelo e dedicação, passando para o exílio, em uma garagem do proprietário Sr Ocracino Penudo, que cedeu sobre a responsabilidade do Sr Virote, não tendo o padre aonde se abrigar, vivendo assim da generosidade de seus seguidores e admiradores, como comida, hospedagem e outras necessidades.

Isso se deu aos 17 de outubro de 1984, ou seja, há 31 anos atrás. A retirada da Matriz ocorreu por volta das 15:30, saindo em procissão, levando o Santíssimo Sacramento na custódia, acompanhado de todos os fiéis, passando pelas ruas do centro da cidade, indo até o galpão, onde o proprietário havia estabelecido que seria uma revendedora de carros. Ali foi adaptado, dignamente para funcionar, como uma capela abrigando os fiéis que acompanham as normas, costumes e o rito tradicional da santa missa. Também o nosso padre se abrigou precariamente, e ali mesmo fazia suas refeições e os atendimentos espirituais.



Estiveram presentes ao ato de desalojar o padre, os oficiais de justiça, para reintegração de posse, em nome da Mitra Diocesana, lacrando as entradas com arame de cobre e guarnecendo as entradas para que os fiéis não pudessem adentrar. Não faltava a presença também dos policiais à paisana que traziam ostensivamente armas pesadas dentro de carros, numa intenção nítida de que houvesse algum tumulto por parte dos fiéis que saíram de uma maneira pacífica e ordeira pudesse levá-lo preso. Apesar da provocação por parte de autoridades que vieram cumprir o mandado de reintegração de posse, rasgando um documento que seria lavrado no livro de tombo, graças a Deus, não foi possível qualquer desentendimento.




Apesar de tudo isso, a presença do Padre David na cidade desde 1977, foi motivo de progresso e prosperidade, como por exemplo na Igreja Matriz realizou ampliação da torre, implantação do relógio mecânico, fundição dos sinos, ereção do Cruzeiro no Morro do Cristo.

Também participou ativamente na emancipação político-social de Cardoso Moreira, como na construção dos templos religiosos, Igreja do Imaculado Coração de Maria e Capela de Nossa Senhora das Graças, atendimento aos carentes, doentes, flagelados pelas enchentes, moralização pública das escolas, fundação e instituição da Sociedade Beneficente Milícia da Imaculada, o Centro Educacional Maria Imaculada, além de reuniões e debates políticos, religiosos e sociais. Trouxe por duas vezes a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que verteu lágrimas em Nova Orleans.



Uma vida dedicada aos interesses de nossa cidade, em prol da fé, dos bons costumes e do progresso. Uma vida cheia de boas obras, um exemplo de sacerdote que incansavelmente não mediu esforços para nosso município, mesmo fora de Cardoso Moreira. Contribuiu para publicação de artigos, nos jornais e sites, no intuito da propagação da boa doutrina, ou boa imprensa. As nossas homenagens ao Padre David Francisquini que veio para Cardoso dia 27 de março de 1977, estando até hoje conosco. Os nossos parabéns!
Em nome dos fiéis,

Por: João Carlos Ramos














 


 

Postar um comentário

0 Comentários