Cardoso realiza a 6ª Conferência Municipal de Saúde

Cardoso Moreira realizou nesta quinta-feira (09) a sexta edição da Conferência Municipal de Saúde. O evento, aberto ao público, aconteceu no CIEP-464-Admar Ferreira de Medeiros das 8h às 18h. A iniciativa foi uma parceria entre o Conselho Municipal de Saúde, a prefeitura, e a secretaria de Saúde, através de uma Comissão Organizadora capitaneada pelo Coordenador de Atenção Básica Charles Drack Aminti Gomes.

O tema escolhido para os debates e exposições foi “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. A conferência teve o objetivo de mobilizar a população a avaliar a situação da saúde no município e elaborar propostas de melhorias. Além disso, foram eleitos delegados que irão representar Cardoso na conferência estadual em julho.

O credenciamento aconteceu partir das 8h. Em seguida, às 9h, aconteceu a abertura, seguida de palestras sobre os temas “Participação social, proferida pelo médico Dr. Evaldo Othal e “Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade A conferência foi dividida em oito eixos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS e Reformas Democráticas e Populares do Estado.

Após o intervalo para o almoço a plenária foi dividida em grupos de trabalho, para definir as propostas de melhoria e a indicações para as Conferências Estadual e Federal. Os sub-eixos debatidos foram Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação social; Valorização do trabalho e da educação em saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS.

Após a apresentação dos grupos de trabalho, público também fez a escolha de 02 delegados (as) titulares e suplentes, que participarão da Etapa Estadual da 15ª Conferência Nacional de Saúde.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valéria Ribeiro, a realização das conferências municipais, além de uma exigência do Governo Federal, é também um espaço destinado ao debate da população que utiliza os serviços do Sistema Único de Saúde no município. “É de extrema importância a realização da Conferência, pois é a partir desta ferramenta que é possível apresentar e discutir propostas que visam melhorar o sistema de saúde pública no município, através da formulação de políticas públicas que assegurem a implantação e desenvolvimento de ações e serviços de acordo com as necessidades da população, com respeito aos princípios do Sistema Único de Saúde e com a garantia da participação da comunidade”, comentou a presidente do CMSCAM.

O secretário municipal de Saúde Humberto Chaves Dias Jr, também destacou que as Conferências Municipais são um importante espaço de discussão da Política de Saúde, “onde os usuários são os principais protagonistas, podendo discutir em âmbito municipal as prioridades para a Saúde”.

Eleição de novos membros
Na Conferência foi realizada também a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde para 2015-2019.
O Conselho é um órgão que participa da formulação de estratégias e no controle da execução das políticas de saúde no município.


Para a nova formação, foram escolhidos 12 conselheiros titulares, sendo 6 representantes do segmento usuário, 2 do representantes do segmento gestor; 2 representantes do segmento trabalhador e 2 representantes do segmento prestador de serviço.


Ao término da Conferência, a presidente do Conselho e o secretário de Saúde agradeceram toda a equipe de coordenação e organização da 5ª Conferência Municipal de Saúde e demais servidores pelo empenho e dedicação, também as pessoas voluntárias que auxiliaram nos trabalhos no decorrer do dia e à direção do Ciepe e ao público presente pela participação.


A 6ª Conferência Municipal de Saúde de Cardoso Moreira contou com a presença de Secretários municipais, vereadora, representantes do Lions Club, do Conselho Tutelar, do Grupo de Terceira Idade Cidade Carinho, do Núcleo Descentralizado de Vigilância em Saúde da Região Noroete, do SISEMCAM, 


Fonte: O Diario do Noroeste

Postar um comentário

0 Comentários