Pezão lidera disputa no Rio, segundo Ibope

Debate entre candidados ao governo do Rio de Janeiro: Luiz Fernando Pezão (PMDB), Marcelo Crivella (PRB) e Anthony Garotinho (PR)
RIO - A última pesquisa do Ibope antes das eleições, divulgada neste sábado, mostra o atual governador e candidato do PMDB à reeleição, Luiz Fernando Pezão, na liderança da corrida para o governo do Rio de Janeiro, com 37% das intenções de votos válidos – sem incluir, portanto, os votos em branco e nulos. O levantamento do Ibope aponta para disputa de segundo turno no Rio.
Ainda considerando apenas o número de votos válidos, que é o parâmetro dos resultados oficiais, o candidato do PR, Anthony Garotinho, tem 27% das preferências do eleitorado fluminense, enquanto Marcelo Crivella (PRB) registra 20%. Lindbergh Farias (PT) tem 9%, Tarcísio Motta (PSOL), 5%, e Deyse Oliveira (PSTU), 1%.
O Ibope fez três simulações de segundo turno, ambas terminando em vitória de Pezão. Contra Garotinho, a diferença seria de 20 pontos percentuais, 47% a 27%, com 19% de brancos e nulos, e 5% de indecisos. Contra Crivella, margem mais apertada, de sete pontos percentuais (43% a 36%), com 17% de brancos e nulos e 4% de indecisos. Se houver segundo turno entre Crivella e Garotinho, o candidato do PRB venceria por 42% a 31%, e 23% de brancos e nulos e 4% de indecisos.
Incluindo os votos brancos e nulos – que somam o equivalente a 10% do total das intenções de votos – e os dos eleitores que dizem estar indecisos – 5% do eleitorado –, os percentuais são de 31% para Pezão, 23% para Garotinho e 17% para Crivella. Lindbergh, com 8%, está tecnicamente empatado com Tarcísio Motta, que tem 5%. Deyse Oliveira tem 1%.
No levantamento anterior, divulgado em 30 de setembro, Pezão tinha 31%, Garotinho, 21% e Crivella 16%. As variações, portanto, ficaram dentro da margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O intervalo de confiança, ou seja, a probabilidade de que o resultado, considerando esta margem, reflita a realidade, é de 95%.
Encomendada pela Globo Comunicação e Participações S/A, a pesquisa foi realizada entre quarta-feira e este sábado, com 2.002 eleitores. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número RJ-00062/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01004/2014.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/brasil/pezao-lidera-disputa-no-rio-segundo-ibope-14144205.html#ixzz3FEbiKJbj

Postar um comentário

0 Comentários