Saúde é levada a sério em Cardoso Moreira.

Esta semana aconteceu uma visita, meio que de surpresa do Secretário do Estado de Saúde do Dr Marcos Musafir ao Hospital José Salgueiro, no município de Cardoso Moreira, ele foi ver de perto, o que está se fazendo por lá, na atenção a saúde; fato que não passou despercebido a nossa atenção. Temos acompanhado de perto o cotidiano das administrações de várias cidades na região Norte Noroeste; uma situação natural, é que a atenção a saúde, esteja sempre entre as demandas com menor índice de aprovação. Há informes e até dados estatísticos de que, em Cardoso a gestão da saúde está em primeiro lugar na aprovação da população.

Foto de arquivo
Acordei cedo e fui conferir
Estive com o Secretário Humberto Jr, em um evento a poucos dias em Campos, que me falou de novos e melhores tempos para a Saúde de seu município. Atendendo ao seu convite, fui esta manhã a Cardoso; a situação por aqui está realmente diferente; obras no pequeno hospital, todas as salas e consultórios climatizados, leitos adequados, uma nova recepção e área de acolhimento dignas; mais importante, tem médicos das mais diversas especialidades, atendendo todos os dias, também novas ambulâncias, com atendimento dos exames e sem faltas de remédio, apenas ainda se faz necessária uma maior celeridade nas entregas dos medicamentos, coisa que segundo o administrador do hospital , já está sendo adequado; na soma de forças o resultado que se encontrou foi a totalidade dos pacientes satisfeitos.
Realmente surpreendeu a preocupação e a atenção dada a Saúde em Cardoso Moreira; um município quase que totalmente rural, que detém um dos menores orçamentos do ERJ, e está fazendo bonito neste seguimento. De verdade, me encheu os olhos, mesmo porque, até entre os demais setores da administração municipal é uma feliz exceção. Um bom exemplo de gestão a ser seguido por todos os pequenos municípios da região Norte Noroeste Fluminense. Um detalhe, o secretário de Saúde, Sr. Humberto Chaves Dias Junior, e não é um médico, é um administrador, pelo que se mostra, qualificado e eficiente. Uma escolha acertada do prefeito Gege Cantarino.

Foto de arquivo
Exemplo a ser seguido
Sem querer ser redundante, e já sendo; sem citar “cases” ou nominar quem quer que seja, fica aqui uma sugestão aos gestores de municípios vizinhos, onde a saúde anda em baixa, na avaliação de suas populações; visitem Cardoso Moreira.
Não é vergonha perguntar como se faz, e nenhum demérito em aprender com quem encontrou soluções para problemas que são comuns a todos as cidades de pequeno orçamento em nossa região.

Por Zé Armando Barreto - Blog da Coluna - Folha da Manhã

Nenhum comentário