Municípios da região discutem conselhos escolares hoje em Macaé

“Conselho Escolar: Democracia e Ética” é o tema do 3º Encontro Regional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares da Mesoregião Norte Fluminense, que vai acontecer nesta quinta-feira (18 de setembro), das 8h às 17h, no auditório Cláudio Ulpiano, da Cidade Universitária, em Macaé. Um dos objetivos é promover um espaço de intercambio de ideias com gestores, comunidade escolar e local do Norte Fluminense sobre gestão democrática, implantação e implementação dos conselhos escolares.

Para a programação, foram convidados representantes dos municípios de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Quissamã, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, Cardoso Moreira e Conceição de Macabu.
Haverá palestra do professor assistente do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos e da Fundação de Angra dos Reis, Jorge Batista Fernandes. A ocasião também terá a presença da professora e Coordenadora Estadual do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Rio de Janeiro, Silma Cleris, que esteve recentemente no Encontro Municipal de Fortalecimento de Conselhos Escolares, também promovido pela Secretaria de Educação.

Às 9h30 será proferida a palestra sobre o tema “Conselho Escolar: Democracia e Ética”. Já a partir das 11h haverá apresentação dos eixos temáticos que foram subdivididos por municípios participantes. O primeiro vai enfocar o assunto “Gestão democrática e participativa”, que será voltado para os representantes de São João da Barra.

Já os municípios de Quissamã, Campos dos Goytacazes e São Francisco do Itabapoana vão assistir ao eixo temático “Escola e família: uma parceria perfeita”. O tema “Violência e paz nas escolas” será voltado para a representação do município de São Fidélis. Na pauta também está o assunto “Inclusão Social”, com integrantes do município de Macaé.

O debate também seguirá no turno da tarde, às 14h, e será marcado pela apresentação cultural, às 16h30, dos integrantes da Escola de Artes Maria José Guedes. De acordo com a coordenadora do Programa de Formação dos Conselhos Escolares, Márcia Corrêa, Macaé segue a previsão legal do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, que tem como proposta fomentar a implantação e fortalecimento dos conselhos, por meio da elaboração de material didático específico e formação continuada, presencial e à distância, para técnicos das secretarias estaduais e municipais de Educação.

Associações - Macaé está se preparando para implantação dos conselhos escolares. Para isso, estão sendo realizadas eleições dos representantes das Associações de Apoio à Escola. A proposta é eleger, mediante uma comissão específica, representantes da comunidade escolar. São eles professores, profissionais das unidades municipais, pais e responsáveis, além de alunos. Após as eleições, os representantes vão participar de reuniões regulares, que seguirão o estatuto e necessidades de cada unidade.

Todas as associações também vão seguir orientações de como acompanhar a vida escolar dos estudantes e apresentar dicas para contribuir com o processo ensino-aprendizagem. A associação é um órgão consultivo e de prestação de contas das verbas municipais (Plano Dinheiro Direto na Escola) e federais (Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola).
Fonte: Terceira Via

Postar um comentário

0 Comentários